Fórmula Fazer Sabão Liquido Tecidos Finos

Fórmula para fabricar detergente liquido (sabão) lava roupas

O sabão liquido é um produto de limpeza muito utilizado em substituição ao sabão em pó na lavagem de roupas delicadas, principalmente “roupas de passeio” como se costuma chamar as peças com tecidos delicados e que não necessitam de um produto de limpeza muito forte para a remoção de sujeiras impregnadas nos tecidos.

Embora seja um produto mais suave na higienização das roupas, Este sabão liquido possui uma boa quantidade de tensoativos que dão a esta formula de sabão liquido uma boa ação de limpeza e detergência. Contem ácido sulfônico que possui ótimo poder de formação de espuma e detergência, sendo um dos componentes aniônicos mais utilizados em detergentes líquidos lava louças e sabões em geral.

Outro produto químico presente na formulação é o Cocoamidopropil betaína, que age como co-tensoativo de caráter anfótero proporcionando ao produto de limpeza maior efeito detergente, além de promover suavidade a formulação deste produto de limpeza domestico.

Para que serve o sabão liquido?

É utilizado principalmente na lavagem de peças na maquina de lavar roupas, por ser liquido se dissolve facilmente na água durante a lavagem, além de não deixar resíduos como o sabão em pó. Além de seu uso na maquina, também pode ser utilizado na lavagem de peças a mão, principalmente se forem peças delicadas.

Já Trietanolamina atua como neutralizante de géis, como gel fixadores de cabelos e gel antisséptico para mãos, em loções cosméticas atua como emulsionante nas emulsões cremosas. Sua presença nesta formulação ajuda a neutralizar o produto final, contribuindo no acerto do pH. Além de agir como neutralizante do pH, sua presença auxilia na estabilidade da formulação, evitando precipitações no fundo do frasco principalmente em dias frios.

A Amida 60, ou Dietanolamida de ácido graxo de coco, age como sobreengordurante devolvendo a oleosidade normal da pele, possui ação espessante o que favorece o espessamento do sabão liquido final, diminuindo a quantidade de sal (Cloreto de sódio) utilizada para o acerto da viscosidade. Como sabemos, muito sal pode interferir na estabilidade final do produto saneante domissanitário.

Outro aspecto sobre a Amida 60 é que ela também produz muita espuma e possui ação de detergência, contribuindo com o poder de limpeza do saneante domissanitário. Mas um dos principais fatores que se aplica a Amida 60 (Dietanolamida de ácido graxo de coco) é a função de estabilizadora da espuma, quando esta presente como um dos componentes da formulação, esse produto químico faz com que o produto de limpeza formulado tenha uma espuma rica, densa e que demora para se desfazer.

Já a Mistura de isotiazolinonas age como conservante de amplo espectro, por sua ação preservante evita que haja proliferação de micro-organismos que venham a afetar e deteriorar a formulação, causando mau cheiro, interferência na cor e estabilidade do produto formulado.

Os saneantes domissanitários (produtos de limpeza) indicados para lavagem e enxague de roupas devem possuir em sua composição uma essência que suporte altas temperaturas, pois quando as roupas são estendidas no varal recebem a luz solar direta e isso pode afetar a permanência do cheiro da fragrância nos tecidos. Portanto, consulte o seu fornecedor de essências e verifique se as essências utilizadas em amaciantes têxteis, sabões líquidos,  água ou facilitador de passar roupas possuem a qualidade de suportar altas temperaturas, evitando assim que o cheiro da essência não venha a se fixar nos tecidos devido a exposição a luz solar (raios solares).

O sabão liquido é um dos principais produtos de limpeza utilizados pelas donas de casa, movimentando alto faturamento anual para as empresas que os fabricam, sendo assim esta formulação, assim como outras formulas disponíveis aqui no site podem ser interessantes para quem deseja fabricar produtos saneantes domissanitários para vender e ganhar dinheiro com itens de limpeza.

Fórmula para fazer o Sabão Liquido para Tecidos Finos (Roupas Delicadas):

Água potável ou deionizada 8330 g
Trietanolamina 340 g
Ácido sulfônico 680 g
Amida 60 400 g
Cocoamidopropil betaína 200 g
Essência 30 g
Corante qs
Mistura de isotiazolinonas 20 g

Modo de fazer o Sabão Liquido para Tecidos Finos (Roupas Delicadas):

Em um balde plástico adicione a Água potável, sob agitação moderada adicionar a Trietanolamina e misturar.

Depois ir adicionando o Ácido sulfônico e misturar até homogeneização.

Acrescentar em seguida a Amida 60, Cocoamidopropil betaina e misturar até homogeneização.

Adicionar a Essência e solução de Corante diluído em Água até obter a cor desejada.

Se for necessário, efetue a correção do pH para que fique entre 7,0 a 8,0.

Acrescentar a Mistura de isotiazolinonas e misturar até ficar homogêneo.

Caso queira aumentar a viscosidade, adicione solução de sal (cloreto de sódio) diluído em Água, sempre aos poucos e sob agitação. Não adicione muito sal para não “ralear” o produto.

Deixar em repouso até a espuma abaixar e depois envasar nos frascos plásticos.

Rotular e guardar em local arejado e seguro, fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *