Como fazer Sabão líquido de coco

Fórmula grátis para fazer Sabão líquido de coco
Sabão para a lavagem de roupas, possui um agente de detergência utilizado no mundo todo na preparação de sabões, detergentes líquidos para roupas e em muitos outros produtos de limpeza.

O sabão fica com a cor branco “leitoso”, pois possui em sua composição um  produto químico chamado de Brancol, caso você deseje que o sabão fique transparente, não adicione esse produto durante a preparação.
Fórmula para fazer 40 litros de Sabão líquido de coco:

Ácido sulfônico2 kg
Amida ­60700 gramas
Espessante pó70 gramas
Soda cáustica em escamas 99%280 gramas
Essência de coco100 ml
Conservante30 gramas
Brancol30 ml

Técnica para fazer o Sabão líquido de coco:
Solubilizar a soda cáustica em recipiente de plástico ou vidro em 680 ml de água.

Solubilizar o ácido sulfônico em 36 litros de água; após dissolvido adicionar o espessante em pó agitando até dissolver .

Depois adicionar a amida 60 e agitar para homogeneizar .

Em seguida adicionar a mistura da soda cáustica vagarosamente e sob agitação, agitar até homogeneização

Depois adicionar sob agitação o brancol, o conservante e a essência.

Caso queira um sabão mais viscoso, solubilizar em um litro de água duas colheres de sopa de sal de cozinha e adicionar no sabão aos poucos, sob agitação até atingir a viscosidade desejada.

Cuidado com o sal, em excesso turva e deixa raleia o sabão. Utilize com cuidado fazendo um pequeno teste em um recipiente com um pouco do produto, verificando assim se o produto suporta mais sal.

 

9 comentários em “Como fazer Sabão líquido de coco”

  1. Gostei deste saite para baixar formulas de produto de limpesa é muito util para quem esta começando à produzir seus proprios produtos de limpesa sem aqueles produtos industrializados cheios de quimicas que nem sabemos pra se servem.

  2. Amigo sou meio leigo nisso, mas a soda caustica não corroi as mãos? não vai fazer mal não?

    1. A soda caustica (Hidróxido de sódio) é utilizado na fórmula do sabão liquido para o acerto do pH.
      Se não adicionar o Hidróxido de sódio, o sabão fica muito ácido devido ao Ácido sulfônico presente na formulação, o que também prejudica a pele das mãos.
      Com o pH do sabão estando dentro da faixa, o sabão não vai afetar a pele das mãos.
      No entanto, para pessoas sensíveis aos componentes da fórmula, é bom utilizar luvas nas mãos durante o uso do sabão liquido.

  3. Sr. José Marcos, como podemos fabricar o detergente de cõco liquido, sem que ocorra a separação do brancol no fundo do recipiente. Após 24 horas, o brancol fica separado no fundo. Como evitar isto ?

    1. Osvaldo
      Não é normal o brancol precipitar para o fundo do frasco, verifique se os produtos químicos estão corretos.
      O detergente liquido pode turvar e causar precipitação em dias frios, para que isso não aconteça adicione uns 2 gramas de trietanolamina na hora do preparo do detergente.
      Na Casa do saboeiro tem um agente neutralizante que pode substituir a trietanolamina, caso não encontre o produto para comprar.

  4. Olá Sr João,boa noite. Coloquei um poça amais d ácido sulfonica pq fico muito ralo isso danifica os tecidos? Muito obgd.

    1. Não danifica, vai ter mais ação de limpeza, formação de espuma e detergência. Mas você deve deixar o pH dentro da faixa indicada.

  5. Olá! Tenho muitos pedidos de sabão líquido muito cheiroso. Quando fiz 60 quilos, coloquei 300 ml de essência do omo, meu sabão ficou água na hora. Como faço para corrigi-lo? Ou é pedido?

    1. Retire uma amostra do produto, 1 litro por exemplo, adicione ácido sulfônico (umas 20 gramas para começar) e veja se ele engrossa.
      Quando isso acontece temos que ir fazendo pequenos testes, marcando tudo o que é adicionado para depois corrigir o lote inteiro.

      Solubilize também um pouco de cloreto de sódio na água e vai adicionando aos poucos e veja se o produto engrossa.
      Depois corrija o restante da quantidade produzida de sabão liquido, adicionando os componentes na mesma proporção usada para corrigir 1 litro.

      Sempre adicione a essência depois de acertar o pH e antes de acertar a viscosidade (grossura), pois pode interferir na viscosidade.

Os comentários estão fechados.