Como fazer tinta acrílica

Receita para fazer tinta acrílica

Fórmula de tinta acrílica imobiliária para a pintura de interiores.

Tinta para a pintura interna de casas, apartamentos, escritórios, etc.

Fórmula para preparar 100 kg de tinta acrílica:

 Água potável 10725 gramas
Poliacrilato de sódio 125 gramas
Hexametafosfato de sódio (10%) 1450 gramas
Amoníaco concentrado 225 gramas
Conservante interno (Preventol D6) 200 gramas
Preservante Filme (Preventol A14D) 125 gramas
Lumencryl EA 02 3200 gramas
Etilenoglicol 1950 gramas
Dióxido de Titânio Rutilo 8000 gramas
Calcita Micronizada 35300 gramas
Talco 4800 gramas
Renex 300 1500 gramas
Antiespumante (Antarol L837) 300 gramas
Acrylux HTI 32100 gramas

Modo de fabricar a tinta acrílica:

Em um misturador adicione a Água potável, sob agitação adicione um a um os componentes abaixo:

Poliacrilato de sódio

Hexametafosfato de sódio (10%)

Amoníaco concentrado

Conservante interno (Preventol D6)

Preservante Filme (Preventol A14D)

Lumencryl EA 02

Etilenoglicol

Dióxido de Titânio Rutilo

Calcita Micronizada

Talco

Renex 300

Antarol L837

Acrylux HTI

Misture bem para uma completa homogeneização da Tinta.

74 Comentários

  • Essa formula e de tinta acrilica ou pva? como consigo fazer as tintas acetinadas?etes produtos podem ser comprados num mesmo lugar?

    • marcos disse:

      O que ajusta o brilho nesse caso seria a resina, mas se vc aumentar a resina tambem desistrutura a formula, o que eu posso lhe indicar, é colocar essa fórmula numa planilha em excel com esses valores e depois disso vc pode aumentar só na resina que ai vai ficar “balanceado” quanto mais resina mais brilho .
      MAS NÃO É ASSIM TÃO SIMPLES
      vai aumentar o custo, o tempo de secagem vai diminuir vc terá que entrar com solvente pesado, tipo butil glicol e outras cossitas mas.
      Se vc nao trabalha com tinta e quer se arriscar, a possibilidades mas encontrar um socio que entenda da coisa que pra fazer correto e sem preju , não é tão simples assim, pega uns produtinhos coloca pra bate e vualá. ta pronto , cade o ph , qual e o ph certo , e espessante , realogia muda ate com o processo e com ajustar se ficar muito viscoso
      cuidado querer inventar e tomar prejuizo.
      O MAIS CERTO É VC COMPRAR AS BASES PRONTAS , COM ADITIVOS ETC É MAIS CARO MAS MENOS DOR DE CABEÇA
      DESCULPA QUAQUER COISA
      SO QUERIA AJUDAR

      • joaber manoel da silva disse:

        Obrigado Sr Marcos,ha um tempo que nao entro neste site,mas agora quero entrar com força total,na sua resposta vc disse pra comprar base pronta,vc sabe qual o custo delas?,porque se for caro nao compensa,tenho mao de obra boa tenho projeto que vai arrebentar mas nao posso dizer,porque e meu oprojeto ,mas tenho certeza absoluta que vai dar certo, aonde vc indicaria a comprar essas bases?aguardo sua resposta amigao,obrigado.

    • Marcos obrigado pela sua ajuda,mas ,vou abusar um pouco mais,onde comprar estes produtos?ja contactei um quimico e ele cobra 600 reais por formula e da aulas praticas,mas vou insistir,sou pintor ha muito tempo,com cursos do programa ABRAFATI,SUVINIL,CORAL,LUKSCOLOR,mas quero ter minha propria marca,isto e um desejo dentro de mim,criar alguma coisa,uma marca deixar minha cidade conhecida nacionalmente,da pra entender ,me desculpa se pareço arrogante,mas nao sou nao, sou determinado,vou fazer 50.000 mil quilometros rodados ou seja vou fazer 50 anos,e parece que comecei ontem,mesmo assim te agradeço pela sua ajuda,quanto a ter um socio ,tem que direcionar pelo mesmo caminho que eu for se nao, nao da certo.

      • José Marcos disse:

        Joaber
        Segue abaixo fornecedores dos produtos químicos para fazer a tinta acrílica, existem outros, pesquise na Internet.
        Amoníaco concentrado
        Usiquimica

        Poliacrilato de sódio
        Dióxido de titânio rutilo
        Vettaquimica

        Hexametafosfato de sodio
        Arcsul

        Preventol D6
        Preventol A14D
        Polyorganic

        Lumencryl EA 02
        Maxxiquimica ltda

        Etilenoglicol
        Casquimica

        Calcita micronizada
        Talco
        Prominerios

        Renex 300
        Oxiteno

        Antarol L837
        Braschemical

        Acrylux HTI
        MS CRIL LTDA

      • marcos disse:

        so hoje q vi o post , se vc ja comecou sua fabrica blz, desculpa nao ter respondido é porque nao tive tempo mesmo pra internet, se vc tiver algun problema posta, que eu vou tentar entrar mais vezes pra ajudar se for possível.
        mas provavelmente vc ja tem os fornecedores mas se ainda nao comecou seu negocio, me diga qual sua regiao cidade que eu posso te ajudar blz
        sucesso
        obs: tambem estou no mesmo ideal boa sorte!

        • Marcos disse:

          Bom dia amigo!
          Estou pensando em ampliar meu negocios e gostaria de abrir uma pequena fabrica de tinta e massa, ppis estou no ramo de material de construção a 65 anos.
          Gostaria de saber mais sobre as formulas e onde posso comprar, fico muito agradecido se puder me ajudar

        • joaber manoel da silva disse:

          Minha cidade e pequena ,mas conversando com alguns contadores,eles tiveram a mesma opiniao que eu deveria começar numa cidade pequena,na hora lembrei da minha que e bem pequena,mas ainda nao fui la ainda,porque vou precisar de investimentos,tenho uns terrenos talvez eu venda pra começar,aguardo respostas,regiao zona da mata minira,Muriae,Carangola,Juiz De Fora,etc…

    • Mestre em tintas disse:

      ALGUM DE VOCÊS QUE TIVEREM O INTERESSE DE PRODUZIR TO LINHA DE TINTAS E SEUS COMPLEMENTOS ESTOU A DISPOSIÇÃO DESDE UMA TINTA ECONOMICA ATÉ UM PREMIUM SEMI-BRILHO GEL DE EFEITOS TEXTURAS ENTRE OUTROS, ENTRE EM CONTATO (87)9-9679-0861

      • Katiúcia Mafra disse:

        Sei que nesse post fala sobre tinta acrílica para parede, no entanto estou a procura dos componentes da tinta acrílica para trabalhos artísticos em telas, murais e cenários, sua consistência é mais pastosa. Sou artista plástica e pretendo produzir minhas próprias tintas.

      • joaber manoel da silva disse:

        preciso abrir essa fabrica,se nao vou ficar doido,to tentando ha um tempo,mas vou chegar la ,sou perseverante e nao desisto nunca,quero aprender a pigmentar tambem,voce pode me da uma força meu amigo?voce e da onde?

    • porque minha tintas esta a podresendo e sobindo agua

      • marcos disse:

        APODRECENDO: TA FALTANDO BACTERICIDA(VAI MANTER DENTRO DA EMBALAGEM SEM CHEIRAR MAL, APROVEITA E COLOCA FUNGICIDA TAMBEM VAI DA UMA PROTEGIDA DEPOIS DE APLICADA, PROCURA COLOCAR TAMBEM hexametafosfato, e nitrito de sodio ambos são produtos alimenticios caso voce embale seus produtos a base de emulsao acrilica em baldes de metal, vai estabilizar e inibir a corrosao oxidacao etc
        agora separando fase que é o problema de separação da agua provavelmente é falta de realogia ou seja o espessante, verifica qual vc usa provavelmente sera um de baixa para tinta e de alta para massas.vai precisar aumentar. procura videos para vc aprender sobre a viscosidade de latex pod lhe ajudar
        provavelmente resolvera seu problema

    • joaber manoel da silva disse:

      ola Marcos ainda nao comecei a fabricaçao ,precisa de muito investimento,mas nao desisto nunca,vou a minas na minha cidade,ter uma conversa com o prefeito de la ,pra ver se fechamos um acordo,o dificil e começar depois e so colher os frutos,tenho muitos clientes,e um projeto audacioso que vai deixar muitas firmas :p;da vida,se puder me ajudar com alguma sugestao to com os dois ouvidos abertos,obrigado.

  • samuel disse:

    Parabéns mito muito bpm mesmo.

  • samuel disse:

    E muito bom o brigado me tiromaitas duvidas

  • Arlei Oliveira disse:

    Bom Dia
    Gostaria de saber de vcs, posso usar um mexedor tipo betoneira?

  • Felipe disse:

    Boa tarde Jóse Marcos, tudo bem? Em relação formulação e processo fábril, você tem algum informação sobre o processo de marcadores industriais? Se tiver será de grande ajuda.

    Att,

    Felipe

  • alcino disse:

    Quero saber a onde poso encontra esta materia prima para fabrigar tinta

  • paulo disse:

    Ola Marcos. Em media qual preço final sai 1 litro de tinta desta formulação, suponhamos que eu moro em sp e consigo comprar facilmente a mat prima? outra duvida. posso bater em 1 tanquinho de roupas?

    • José Marcos disse:

      Paulo
      Não disponho do valor para 1 litro de tinta acrílica, pois não tenho os preços dos produtos utilizados em sua fabricação.
      O bom para a fabricação da tinta seria um tanque com sistema de agitação.
      No caso do uso de tanquinho de lavar roupas é necessário fazer testes.
      Sempre é bom fazer testes antes de produzir tintas em grandes quantidades, fazendo 1 litro de tinta acrílica da para verificar como o produto vai ficar.
      Toda formula sugestiva deve ser testada antes de produzir grandes quantidades.

  • Edson Neves Sebastiao disse:

    Boa Noite vc e químico ? trabalho com tinta e estou a procura de uma formula para envasamento ( cor escura , totalmente branca , e cores claras) esta seriam para coloriri em maquinas tintometricas …aguardo contato

    • Mestre em tintas disse:

      Me envia um e-mail para conversarmos, estou a disposição, entendo bem de sistemas tintometricos e colorimetria, posso desenvolver formulas para suas cores, mestreemtintas@gmail.com

      • joaber manoel da silva disse:

        preciso abrir essa fabrica,se nao vou ficar doido,to tentando ha um tempo,mas vou chegar la ,sou perseverante e nao desisto nunca,quero aprender a pigmentar tambem,voce pode me da uma força meu amigo?

    • Beringuel; Laércio da Cunha disse:

      Edson, tudo bem? Sou químico e dou consultorias para quem quer abrir seu próprio negócio no ramo de tintas. O detalhe é que tua fábrica não pode ser montada no nordeste. Se houver o interesse ligue: (0XX81) 99646-9871(tim); 99495-7177(claro) ou ainda 3082-4969. Abraços!!!

      • Kaymme Rolim disse:

        Amigo Pq não pode ser no Nordeste? Tenho interesse em montar uma fábrica e precisaria de fórmulas fornecedores etc … Tem como me ajudar nisso? Seria em PE a fábrica

  • olha porque minha tinta esta subindo agua

  • HUMBERTO disse:

    Estou iniciando estudos para abrir uma fábrica de tintas.
    Alguém que já passou por essa fase, qual conselho daria para pular pontos de dúvidas.
    O que seria mais adequado, comprar as bases prontas e apenas adicionar cor. Ou fabricar tudo inclusive a base.
    Agradeço a ajuda.
    humavila@uol.com.br

    • Martinho disse:

      Olá Sr.Humberto!
      Montei uma fábrica de tintas desde o inicio até a venda da tinta. Certamente posso lhe ser ajudar, caso procure uma fonte confiável e fabricar tintas de qualidade.
      Contato:metz49@hotmail.com

    • Martinho disse:

      Olá Sr.Humberto!
      Montei uma fábrica de tintas desde o inicio até a venda da tinta. Certamente posso lhe ser ajudar, caso procure uma fonte confiável e fabricar tintas de qualidade.

  • francisco rufino de andrade disse:

    tou com um grande poblema minha tinta esta ficando podre o que faco

    • marcos disse:

      da uma olhada no post q voce escreveu em 16/03 que eu dou umas dicas, minha area e mais industrial mas tambem sei um pouco da imobiliaria, como um amigo tambem lembrou em um desses posts é importantíssimo você balancear o ph da tinta, se vc ainda nao o faz, e nao tem grana pra compra um phgametro (QUE NAO É MUITO BARATO)
      VOCÊ PODE IR EM QUALQUER CASA QUE VENDE PRODUTOS QUIMICOS daquelas que o pessoal vai comprar produtos para fazer material de limpeza mesmo, eles tem umas fitas para controlar o ph por titulacao de cor ou seja ela vai ter uma tabelinha e voce compara a cor que ta sua mistura com a tabela que ela vai endicar o ph normalmente tintas latex tem que ficar com o ph entre 8,5 e 9,5 e esse quit de ver o ph deve custar uns r$10 a 15 reais e dura um monte vale a pena vc verificar isso é primordial, e use sempre luvas e mascara pois todos os produtos sao toxicos para quem manipula(mesmo que indique o contrario), lembre-se que voce esta com produtos concentrados,
      Bom se voce tiver problemas com o ph a solucao sera:
      se o ph tiver abaixo de 8,5 voce tera que entrar com alcalinizante tipo hidroxido de amonia 60% (cuidado muito perigoso a inalação a mascara da 3m se nao me engano e a 6004) existe outro produto acho que se chama alcalin ele parece que nao e tao perigoso e resolve MAS AVISO SE VOCE NAO TEM EXPERIENCIA COM PRODUTOS DO GENERO PROCURE UM PROFISSIONAL TECNICO OU QUIMICO PARA LHE ORIENTAR NO PRATICO
      se tiver passado os 9,5 de ph tipo 10,5 ou 11 a melhor solucao para nao te dar dor de cabeça é por exemplo voce esta fazendo 100 lts de tinta branca e o ph ficou 11 correto, entao vc aumenta a formula tipo uns 20% sem colocar a amonia da formula(amoniaco) ai vc tera uma redução de ph sem sair do seu padrao de formulacao com o mesmo solido quantidade de agua,resina etc.
      se o seu ph tiver em 10 da pra voce colocar mais um pouco de antiespumante que numa fração pouca assim de 0,5 ele vai abaixar, mas vai mexer um pouco na viscosidade , lembre-se mais acido(antiespumante) mais viscoso.
      espero ter ajudado
      Mas procure mais opinioes de outros profissionais para vc ter mais informações porque no ramo da tinta, voce pode estudar a vida inteira e numca vai aprender 80% do que da pra fazer, sempre tem alguem pra ensinar algo novo.
      boa sorte ,
      sucesso
      Fé em DEUS
      ame a JESUS
      e acredite no ESPIRITO SANTO DE DEUS
      e tudo vai dar certo.
      ate mais.

      • Franciele disse:

        Bom dia Marcos, estou começando um negócio com resina epóxi e a partir dela gostaria de produzir a tinta epóxi. Você poderia me ajudar com relação aos aditivos que devo usar? E formulação para iniciar. Desde já agradeço!

        Abraço.

  • julio cesar disse:

    alguem poderia me ajudar, estou buscando uma formulação de tinta epóxi, não é para comercialização, pretendo usar em minha residencia.

  • ORLANDO MARTINS disse:

    ola marcos boa noite pq os cristal ou cristal estrelato a maioria absorve agua??

  • Fabio Santos disse:

    Ola amigos estou tentando montar uma pequena fabrica mas estou com serios problemas com materia prima, onde estou as fabricas nao vendem produtos de qualidade, princialmente pra mim que compro em pequena escala, alguem que ja passou por esse problema poderia me ajudar?, e gostaria de saber como posso testar os produtos que compro? se tiver como fazer isso agradeço desde ja .

    • Wendell disse:

      Isso pode crer nao e um privilegio so seu tbm estou com o mesmo problema alem de nao vender produto de qualidade, exige pagamento a vista antecipado, e nao temos a quem recorrer, e um absurdo isso , mas e verdade.

  • Sidnei valim disse:

    Oi marcos gostaria de saber as porcentage dos produtos para 100kl de tinta latex tenho os maquinarios so falta os produtos.

  • Katiúcia Mafra disse:

    Sei que nesse post fala sobre tinta acrílica para parede, no entanto estou a procura dos componentes da tinta acrílica para trabalhos artísticos em telas, murais e cenários, sua consistência é mais pastosa e brilhante. Sou artista plástica e pretendo produzir minhas próprias tintas.
    Email: jkgalleryofart@hotmail.com

  • Wendell disse:

    Ola alguns de voces teriam a formula para fazer espessante acrilico de alta emedia e baixa densidade?

  • Diego Moro disse:

    Ola sou Quimico e Professor. Ja trabalhei na empresa Akzo Nobel fabricando tintas acrilicas, epoxi e etec.. Faço consultoria. Qq me mande um email: senhormorgan@gmail.com

  • marcos disse:

    salve galera , tenho uma pequena fabrica de texturas e grafiato. na interior do parana.
    Quem tem experiencia ou esta iniciando , e gostaria de trocar ideias sobre o material adiciona ai no whatss, 42 9103-0084 …..trocando informacoes chegamos na excelência..

  • Nicolas disse:

    Estou com um serio problema, meu grsfiato começou a esfarelar ao receber agua depois de aplicado, gostaria de alguem que pudesse me ajudar com urgência perdi um grande serviço ja e estou quebrando preciso de uma formula potente onde eu possa dar maxima garantia, meu wat é 31 9 86387757 precisando muito de ajuda ja mandei email para alguns quimicos que estao estão participando do topico mas nao tive resposta da uma força ai muito Muito obrigado. Otima noite

    • Rubens Alves disse:

      Sou químico e trabalho a 16 anos em Industria de tintas no controle de qualidade.
      Pelo problema que você relatou tudo indica que o seu grafiato esta com baixo teor de resina.
      Esse problema chama-se baixa resistência à lavabilidade.

  • claudio moreira da silva disse:

    caros amigos , quero em 2017 abrir uma pequena fabrica de tintas a base dagua e preciso de orientações precisas , obrigado

  • Mestre em tintas disse:

    Quer começar um fabrica de tintas ou tem vontade de produzir tintas a base de agua e solvente, ou esta tendo problemas na produção fala comigo! wahts(87)9-9679-0861!

    Pernambuco e regiões vizinhas da pra atender pessoalmente!

  • Márcio Martins disse:

    Olá pessoal,
    Necessito produzir tintas para sinalização viária urbana. Se alguém tiver experiência nesse assunto, gostaria de trocar algumas ideias. Forte abraço a todos!

  • paulo disse:

    preciso da formula do epoxi ou (porcelanato liquido) alguem pode me ajudar?

  • José Fernando disse:

    Olá amigos, pretendo abrir uma pequena fabrica de tintas á base de água e solventes em Portugal. Alguém que me possa ajudar com orientações precisas? Muito obrigado. cockpitpt@gmail.com

    • EDEMIR RODRIGUES LIMA disse:

      José
      m
      Sou consultor de uma pequena fábrica de tintas em Portugal, a 30 da minutos de Lisboa, hoje ela está com 60% da capacidade de produção ociosa.

      Podemos juntos buscar alternativas para seu objetivo

      Edemir

  • Élito disse:

    Sou técnico em química trabalhei no estaleiro só brincando barco de fibra estou montando uma fabrica de tinta PVA e acrílica e massa corrida PVA Se alguém puder me ajudar lista de matéria-prima e local para comprar que seja mais perto do Rio de Janeiro ou no próprio fazendo favor e agradeço e a fórmula.

  • José Dias disse:

    Ola,senhor marcos, tudo bem?

    Sera que tu pode me da uma formula de massa corrida e uma de um tinta Standard? Pode mandar pra josedias_75@hotmail
    Obrigado

  • Johnatan disse:

    Compra na concrecor tinta epóxi PU auto nivelante e ouretano muito bom recomendo

  • J. Santos disse:

    Olá pessoal, sou do ramo de carbonato de calcio, atendo grandes no ramo, local . Goias

  • Marcelo disse:

    Ola Marcos,

    vc tem a formulas ds tintas ante corrosivas? aqui chamamos de zarcao, usado em serralheria, se vc poder me ajudar ficarei grato.

  • ADRIANO disse:

    BOM DIA.

    VI UM TUTORIAL DE COMO FAZER TINTA USANDO POUCOS INGREDIENTES E GOSTARIA DE SABER A MELHOR A RESPEITO.
    INGREDIENTES PARA UMA LATA:
    10 KILOS DE MASSA CORRIDA
    2000 ML DE COLA PVA
    4000 ML DE LIQUI BRILHO.
    MISTURAR TUDO ATE FICAR HOMOGENEA.

    • José Marcos disse:

      Adriano
      Essa fórmula de tinta parece ser tipo caseira, não é uma fórmula para fazer tinta industrial.

  • Valter disse:

    Boa noite amigo gostei das recomendações e agradeço por nos conceder a formula da tinta acrilica eu procurei a de PVA pesquisei em outros blog sem exito gostaria de começar com umas 10 latas mas ainda não tenho recurso para isso gostaria de iniciar com umas 5 e vender para angariar mas recurso é possivel o amigo me orientar? Desde já agradeço.

  • Mestre em tintas disse:

    QUER MONTAR FABRICA E PRODUZIR TINTAS DESDE UMA ECONOMICA A TINTAS PREMIUM COMO SEMI-BRILHO ACETINADO E ATÉ UM ESMALTE A BASE DE AGUA?
    FALE CONOSCO (87)9-9679-0861

  • Sueli disse:

    Queria fazer um trabalho de conclusão de curso técnico fabricando tinta a base de carbonato de cálcio. Alguém pode me ajudar com a formulação?

  • nivaldo disse:

    Estou precisando de uma maquina para dispersar tinta alguém pd me ajudar sou do norte do Parana (44-99963 9398

  • Abigailton lima disse:

    Caros amigos me orientem por favor: o que ponho na Cal para pinta parede e obter um bom resultado

  • Pessoal, estou vendo muitos comentários de pessoas interessadas em ingressar no ramo de tintas.
    Tenho todas as matérias, aditivos para tintas.
    Contato: 016 99615 1399 Fernando.

  • Warlley disse:

    BOM DIA ! Estudo técnico em química e trabalho como auxilia de laboratório em uma empresa de tintas em sp , e estou tentando reformula uma formula de tinta standard, e estou com um pouco de dificuldade em questão ao balanceamento de cargas !

    tenho a formula que uso ,mas preciso alguns ajuste para que o custo dela abaixe e não perca muito a qualidade.

    se algum técnico ou Químico poder me ajuda eu agradeço .

    Email: warlleymarllos@hotmail.com
    Tel ou whats 11- 959014152 – sp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *