Como corrigir o pH de sabonetes e shampoos

Como corrigir o pH de sabonetes e shampoos
Como acertar o pH de shampoos e sabonetes líquidos
Na grande maioria dos sabonetes e shampoos de uso humano e veterinário é necessário o acerto do pH, caso contrario o produto pode ser prejudicial para quem o utiliza. No acerto do pH de shampoos e sabonetes é utilizado o Ácido cítrico para abaixar o pH, mas dependendo da formulação o Ácido fosfórico também pode ser utilizado.

Fita de medir pHNo preparo do shampoo ou sabonete, geralmente adiciona se ao produto as matérias-primas que podem influenciar no pH e em seguida verifica-se o pH do produto com a fita de medir pH ou um aparelho chamado pHmetro. Para pequenas quantidades de produto de uso domestico (uso próprio), a fita de medir pH pode ser a opção mais vantajosa, mas para a produção em escala industrial a aquisição de um pHmetro é a melhor escolha.

Aparelho phmetroA compra de um pHmetro pode ser um procedimento que vai gerar gastos, mas a médio prazo o investimento é favorável, visto que depois somente é necessário a compra de solução tampão para calibrar o aparelho. As fitas de medir pH custam menos, mas depois de usar, cada fitinha deve ser descartada, o que pode ficar caro pelo fato de ter que utilizar várias fitas no acerto do mesmo produto.

Para utilizar o pHmetro é necessário fazer o seu calibramento, depois colhe-se uma pequena amostra do produto para verificar o pH do mesmo. No pHmetro você pode verificar varias vezes o pH.

Para verificar o pH do shampoo ou sabonete com a fita colhe-se uma pequena amostra do produto e em seguida introduz a fita dentro da amostra deixando a parte onde estamos segurando com os dedos para fora, em seguida compara-se a cor que a fita ficou com a tabela de cores na embalagem das fitas. Uma vez que a fita de medir ph foi introduzida dentro da amostra de produto, essa fita deve ser descartada e uma nova fita deve ser utilizada, caso o pH do produto ainda não tenha chegado dentro da faixa de pH indicada para o produto. A escala de pH vai de 0 a 14, e o pH = 7 representa o meio neutro, valores de pH abaixo de 7 são ácidos e acima de 7 são alcalinos.

Se o pH do sabonete ou shampoo estiver acima do indicado para a formulação, pode se utilizar o Ácido cítrico para abaixar, nesse caso é feita a diluição de um pouco de Ácido cítrico em Água deionizada. Adiciona-se a solução de Ácido cítrico aos poucos e sob agitação, homogeneíza bem o produto e verifica-se o pH do sabonete ou shampoo a cada adição. Caso o pH esteja abaixo do indicado para o produto, pode-se adicionar Dietanolamida (Amida 80 ou Amida 90, caso tenha este componente na formulação), aos poucos e sob agitação, verificando o pH a cada adição.

Formulações grátis:
Como fazer creme de limpeza
Como fazer condicionador para cabelos normais
Como fazer sabonete liquido transparente
Como fazer sabonete liquido perolado (com brilho pérola)
Como fazer detergente
Como fazer amaciante de roupas

24 comentários em “Como corrigir o pH de sabonetes e shampoos

Comentários estão fechados.