Como acertar a viscosidade de shampoos e sabonetes

Como acertar a viscosidade de shampoos e sabonetes
Como corrigir a viscosidade de xampus e sabonetes líquidos
Como espessar xampus e sabonetes

viscosidade
viscosidade

Como engrossar shampoos e sabonetes líquidos
Na produção de produtos cosméticos baseados em tensoativos, sempre temos que acertar a viscosidade do produto no final do processo produtivo. Sabonetes líquidos e shampoos no final do processo de manipulação sempre ficam com o aspecto “aquoso”, o que deixa a desejar em se tratando do apelo estético, além disso, um produto com viscosidade baixa escorre pelas mãos, dificultando sua aplicação nos cabelos e no corpo.
Para muitas pessoas, um shampoo “ralo” representa um produto de baixa qualidade, pois parece que o produto faz pouca espuma e é de baixo rendimento. No entanto, nem sempre é assim. Um shampoo “ralo” pode significar que ele contém menos espessantes no acerto da viscosidade. Geralmente, os shampoos já contêm substancias espessantes na sua composição, mas em quase todos os shampoos e sabonetes é utilizado um espessante especifico para o acerto da viscosidade no final do processo produtivo.
No espessamento dos shampoos e sabonetes líquidos o espessante mais utilizado é o Cloreto de sódio, Cloreto de sódio nada mais é do que o popular “sal de cozinha” que utilizamos todos os dias. No entanto, para ser utilizado em cosméticos, o Cloreto de sódio deve ser especifico para isso, dentro das qualidades necessárias para o seu uso no espessamento de produtos de uso cosmético. O Cloreto de sódio deve ser isento de aditivos para que não venha a interferir negativamente no produto final.
Acerto da viscosidade / Espessamento de shampoos e sabonetes líquidos
No final do processo de manipulação dilui-se uma quantidade de cloreto de sódio em Água deionizada e vai adicionando aos poucos e sob agitação até obter a viscosidade desejada. Durante esse processo retira-se pequenas amostras e faz a verificação da viscosidade pelo aparelho chamado de viscosímetro. Existem vários tipos de viscosímetros:

Copo Ford para Viscosidade
Aparelho é utilizado nas determinações rápidas e genéricas da viscosidade cinemática.
Serve para verificar viscosidade de vernizes, tintas, resinas, xampú, creme rinse etc.

Viscosímetro Brookfield
Para verificar viscosidade de shampoos, sabonetes líquidos, géis, etc.

Viscosimetros
Viscosimetros

A quantidade de sal não pode passar da quantidade necessária, visto que muito sal tende a “ralear” o shampoo ou sabonete liquido, isso acontece devido aos tensoativos presentes na formulação “aceitarem” até uma determinada quantidade de sal, promovendo o espessamento, quando a quantidade de sal passa dos limites ocorre o efeito contrário e o sabonete ou shampoo fica “ralo”, aquoso e com o aspecto esbranquiçado.

Caso isso venha a acontecer será necessário adicionar mais um pouco de tensoativo até que o shampoo ou sabonete liquido perca o aspecto esbranquiçado, voltando a ficar transparente novamente. Caso a viscosidade ainda esteja baixa, adicione mais solução de Cloreto de sódio em Água deionizada, mas aos poucos e sob agitação.
Shampoos transparentes podem ficar com viscosidades baixas / intermediarias, mas shampoos e sabonetes perolados com agentes doadores de brilho perola necessitam de viscosidades maiores para que não haja a sedimentação das partículas do agente perolizante no fundo do frasco. Os shampoos e sabonetes perolados devem ficar com viscosidade mínima de 2500 CPS, entretanto viscosidades entre 3000 e 4000 CPS são recomendadas.

Shampoos e sabonetes também podem ser espessados com Hidroxietilcelusose ou polímeros específicos, mas o Cloreto de sódio ainda é o espessante mais utilizado em shampoos, sabonetes líquidos e banhos de espuma.

Fórmulas grátis e dicas:
Como fazer desinfetante de eucalipto
Como fazer shampoo para cabelos normais
Como corrigir / acertar o pH de shampoos e sabonetes
Como acertar a viscosidade de shampoos e sabonetes
Como fazer detergente liquido lava louças

22 comentários em “Como acertar a viscosidade de shampoos e sabonetes

Comentários estão fechados.