Cabelos – Shampoo para cabelo normal

Como fazer Shampoo para cabelos normais

O Diestearato de Polietilenoglicol 6000 presente na fórmula do Shampoo para cabelos normais deixa o produto com baixa irritabilidade dérmica (na pele) e nos olhos.

O Diestearato de Polietilenoglicol 6000 também possui a função de espessamento no acerto de viscosidade, assim é necessário uma quantidade bem menor de Cloreto de sódio para fazer o acerto da viscosidade do shampoo para cabelos.

Esta fórmula de Shampoo para cabelos normais é produzida no processo à quente, ou seja, com aquecimento.

O Lauril éter sulfato de sódio é um espumante para shampoos que promove detergência e ótima formação de espuma para a limpeza dos fios de cabelos.

A Amida 90 age como espessante e estabilizante da espuma, deixa a espuma do shampoo para cabelos mais rica, demorando mais tempo para se desfazer.

O Poliquaternium 7 é um agente condicionador, antiestático e desembaraçante para os cabelos, ele condiciona os fios capilares, desembaraça e amacia os cabelos.

Fórmula para fazer o Shampoo para cabelos normais:

Lauril éter sulfato de sódio3 kg
Diestearato de Polietilenoglicol 600050 g
Amida 90100 g
Koralone LA (conservante)10 g
Água deionizada6760 g
Ácido cítricoqs
Essência para shampoo30 g
Poliquaternium 750 g
Cloreto de sódioqs
Coranteqs

Técnica de fabricação do Shampoo para cabelos normais:

Em um recipiente adicione o Lauril éter sulfato de sódio, Diestearato de Polietilenoglicol 6000, Amida 90 e aqueça até 70°C.

Em outro recipiente adicione a Água deionizada e aqueça até 80°C. depois adicionar a Água deionizada aquecida na mistura anterior, sob agitação.

Agitar bem até homogeneização.

Deixar o shampoo em repouso até esfriar.

Verificar o pH do shampoo com a fita de medir o pH, deve ficar entre 6 a 7.

Se for necessário, corrigir o pH com um pouco de Ácido cítrico diluído em Água deionizada, adicionando aos poucos e sob agitação até o pH do shampoo ficar na faixa indicada (entre 6,0 a 7,0).

Sob agitação adicionar o Koralone LA, Essência para shampoo, Corante diluído em Água deionizada e misturar para homogeneização do shampoo.

Diluir o Poliquaternium 7 em 100 gramas de Água deionizada e adicionar sob agitação no shampoo, misturar bem para homogeneização.

Diluir um pouco de Cloreto de sódio em Água deionizada e ir adicionando aos poucos para fazer o acerto da viscosidade do shampoo.

Misturar até homogeneização do shampoo.

Deixar em repouso até que não haja bolhas de espuma formadas durante o processo de fabricação.

Depois embalar o Shampoo para cabelos normais nos frascos para shampoo.

7 comentários em “Cabelos – Shampoo para cabelo normal

Comentários estão fechados.