Como fazer shampoo para cabelos oleosos

Formula para fazer shampoo para cabelos oleosos

Formula bem simples e de fácil preparo, pois na formula do shampoo já esta descrita a quantidade de sal para fazer o acerto da viscosidade do shampoo. Para quem não sabe, o acerto da viscosidade é o engrossamento do shampoo feito com salmoura, ou seja, uma solução de água com sal (Cloreto de sódio).

Algumas pessoas tem dificuldade ao fazer o acerto da viscosidade, com a formula de shampoo abaixo esse processo pode ficar mais fácil de fazer.

O shampoo pode ser enriquecido com extratos glicólicos vegetais, como o extrato glicólico de Hamamelis em torno de 1 a 2%.

Para melhorar a penteabilidade dos cabelos e o condicionamento pode-se adicionar também Poliquaternium 7 em torno de 0,5%.

Todos os produtos descritos na formula de shampoo abaixo você encontra na Casa do saboeiro.

Formula do shampoo para cabelos oleosos:

Lauril éter sulfato de sódio (a 26 – 28%) 2300 g
Amida 90 200 g
Cocoamidopropil betaina 180 g
Koralone LA 10 g
Cloreto de sódio 180 g
Ácido cítrico 3 g
Corante qs
Água deionizada 7127 g

Técnica de preparo do shampoo para cabelos oleosos:

Em um balde plástico adicione 6 kg de Água deionizada, agitando com uma pá de plástico adicione o Lauril éter sulfato de sódio, Amida 90, Cocoamidopropil betaina e misture até homogeneização.

Verifique o pH que deve ficar em torno de 6,0 a 7,0, se for necessário faça a correção com o Ácido cítrico diluído em Água deionizada .

Adicione em seguida sob agitação o Corante diluído em Água deionizada até obter cor desejada para o shampoo.

Em seguida adicione o Koralone LA e misture para homogeneizar.

Solubilizar o Cloreto de sódio no restante da Água deionizada e ir adicionando os poucos e sob agitação para engrossar o shampoo.

Misturar bem para a homogeneização do shampoo para cabelos oleosos, aguardar a espuma abaixar e depois embalar nos frascos para shampoo.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *