Como fazer base para shampoo perolado

Receita para fazer shampoo perolado
Formulação para fazer base para shampoo perolado, é uma base neutra para shampoo, não é base concentrada.

Contém agente doador de brilho perola, deixa o shampoo perolado, shampoos perolados tem a aparência de shampoo sofisticado.

Possui Cocoamidapropil betaina, um tensoativo anfótero de pouca irritabilidade, com isso o shampoo fica mais suave.

Veja também:

Como fazer base concentrada para shampoo

Como fazer base concentrada para multiuso

Fórmula para fabricar 10 kg de base:

Lauril éter sulfato de sódio (Alkopon N) 3 kg
Cocoamidapropil betaina (Dehyton KB) 500 gramas
Dietanolamida de ácido graxo de coco (Comperlan KD) 300 gramas
Base perolada (base perolizante) 300 gramas
Metilparabeno (Nipagim) 15 gramas
Propilparabeno (Nipazol) 5 gramas
Acido cítrico qs (pH 6,5 a 7,0
Essência 30 gramas
Glicerina bidestilada 300 grams
Corante para shampoo qs
Cloreto de sódio qs
Água deionizada 5550 gramas

Técnica de manipulação da base:
Em um balde plástico adicione a Água deionizada, sob agitação moderada adicione o Lauril éter sulfato de sódio (Alkopon N), Cocoamidapropilbetaina (Dehyton KB), Dietanolamida de ácido graxo de coco (Comperlan KD), Base perolada (base perolizante) e agite até homogeneizar.

Em um recipiente adicione a Glicerina bidestilada, Metilparabeno (Nipagim), Propilparabeno (Nipazol) e leve ao fogo para aquecer até dissolução dos pós. Em seguida adicione ao produto sob agitação.

Verifique o pH, caso seja necessário efetue a correção do pH com Acido cítrico diluído em Água deionizada, o pH da base para shampoo perolado deve ficar entre 6,5 a 7,5.

Sob agitação adicione o Corante para shampoo, Essência para shampoo, Corante para shampoo diluído em Água deionizada e agite até homogeneização.

Solubilize um pouco de Cloreto de sódio em Água deionizada e acerte a viscosidade da base para shampoo perolado.

A base para shampoo perolado é uma base neutra para shampoo onde pode ser adicionado extratos glicólicos de plantas e outros princípios ativos indicados para os cabelos.

Para princípios ativos que requerem uma maior ação do sistema conservante, adicione um conservante apropriado.

12 comentários em “Como fazer base para shampoo perolado

  • 23/07/2013 em 23:27
    Permalink

    Gostaria de receber receitas de formulas um abraço

    Resposta
  • 04/11/2016 em 10:03
    Permalink

    estou interessado em produzir shampool e sabonetes artesanais gostaria de receber orientação
    desde já agradeço
    Paulo Portugal

    Resposta
    • 04/11/2016 em 21:09
      Permalink

      Paulo
      Para produzir shampoos e sabonetes artesanais você pode fazer os produtos seguindo fórmulas orientativas disponíveis aqui, ou pode comprar bases concentradas prontas que são vendidas em lojas virtuais de essências.
      As bases concentradas é só diluir em água e acrescentar essência, conservantes, corantes e ativos como extratos glicólicos, por exemplo. A embalagem da base concentrada para shampoo ou sabonetes vem com orientações de como diluir o produto. Para sabonetes artesanais sólidos em barra também existe bases glicerinadas prontas, facilitando a produção artesanal de sabonetes.
      No Sebrae você encontra material de apoio para abrir uma Fábrica de Sabonetes Artesanais.

      Resposta
  • 20/05/2017 em 21:09
    Permalink

    Ola, essa base é concentrada ? Alem dls 5,5 litros de agua pode ser adicionado mais 4 litros de agua para cada litro de base ?

    Resposta
    • 09/06/2017 em 16:51
      Permalink

      Gabriel
      Essa base não é a concentrada, é uma base para shampoo para adicionar componentes posteriormente, como extratos vegetais, lanolina etoxilada, poliquaternium, etc.
      Não adicione mais água além do que esta descrito na formula, pois o produto vai perder muito a ação de higienização dos cabelos.
      Para fazer a base concentrada para shampoo, clique no link abaixo:
      Formula fazer base concentrada – shampoo para cabelos

      Resposta
    • 09/06/2017 em 16:36
      Permalink

      Zeone
      Obrigado pela visita aqui no Formulas Grátis!

      Resposta
  • 06/06/2017 em 9:03
    Permalink

    Boa tarde José Marcos, estou querendo montar uma fabrica para produzir shampoos e condicionadores, eu queria saber se você pode me informar que equipamentos eu vou precisar comprar para produzir esses produtos, desde já muito obrigada

    Resposta
    • 09/06/2017 em 15:36
      Permalink

      Luciana
      Você vai precisar de tanques agitadores com sistema de agitação próprios para a fabricação de líquidos e produtos semi-sólidos. Para o shampoo o tanque pode ser de plástico ou de aço inoxidável e o sistema de agitação pode ser em formato de pás para não formar muita espuma. Este tanque também serve para a fabricação do condicionador de cabelos.
      Para o condicionador, dependendo da formulação será necessário o aquecimento da água utilizada e o aquecimento da fase oleosa, neste caso seria bom ter dois tanques com sistema de aquecimento por resistências.

      No entanto, tanto a fase oleosa como a água utilizada podem ser aquecidas em recipientes de aço inoxidável em separado e depois proceder a mistura das duas fases no tanque agitador.
      Os tanques seriam para a produção em grandes quantidades, acima de 100 kg, pois para a fabricação em quantidade menor de 100 kg pode se utilizar a agitação manual com pás grandes de aço inoxidável ou de plástico (tecnil), as pás de plastico podem ser adquiridas em lojas de equipamentos para sorveterias e restaurantes.

      A aquisição dos tanques podem ser feitas em fabricas de tanques agitadores, como a Erli Maquinas, por exemplo. Você também pode pedir para fabricarem, caso tenha algum fabricante em sua região, pois o preço do equipamento sai mais em conta.

      Para o acionamento dos tanques agitadores eu recomendo que tenha inversores de frequência, com o inversor é permitido que se controle a velocidade de agitação, evitando a formação de espuma e aeração (incorporação de bolhas de ar) do produto.
      Você também vai precisar de maquinas de envase dos frascos se a produção for muito grande, a Erli Maquinas também tem esse tipo de equipamento, pesquisando no Google você encontra outros fornecedores.
      Outros equipamentos necessários são o deionizador de água, balança para a pesagem dos componentes, phmetro ou fitas de medir o pH e viscosímetro para checar a viscosidade.

      Para o laboratório também é necessário a aquisição de vidrarias, como pipetas, Becker, provetas, picnômetro, balança analítica, etc.

      Você também pode terceirizar a produção em uma fabrica de cosméticos, esse procedimento evita gastos com equipamentos e com infra estrutura para a produção. Pesquisando você encontra varias empresas que fazem terceirização.

      Vale lembrar que a fabricação de cosméticos é um segmento do mercado que deve seguir as exigências da Anvisa, com registro ou notificação de produtos e instalações adequadas, antes de começar visite a vigilância sanitária do seu município para verificar as exigências para a fabricação.

      Um abraço e sucesso!

      Resposta
      • 22/08/2017 em 11:15
        Permalink

        Jose b dia tem como entrar em contato com você?

        Resposta
        • 08/09/2017 em 20:15
          Permalink

          Marcelo
          Pode ser por contato, na página de contato aqui do site.

          Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome. & GeekyCube.