Como fazer base para limpa vidros

Fórmula grátis para fazer Base concentrada para limpa vidros

Contém Ácido sulfônico e solvente que combinados facilitam a remoção de sujidades em vitrines, espelhos, para-brisas de veículos, vitros, etc.

Produto com ação de limpeza e remoção de sujeiras em vidros de janelas e em demais superfícies feitas de vidro, possui um tensoativo aniônico com poder de detergência e solventes que facilitam a remoção de sujidades.

Butilglicol é um ótimo solvente, biodegradável, possui baixa volatilidade, sendo totalmente solúvel em água. Em fórmulas de produtos de limpeza, como limpadores multiuso e desengraxantes, age como agente de limpeza na solubilização de sujeiras produzidas por óleos e também auxilia o tensoativo no abaixamento da tensão superficial da água. Auxilia na molhabilidade das superfícies sujas e o emulsionamento das sujeiras.

Confere ótimo poder de limpeza sem causar embaçamento nas superfícies.

Receita de limpador para vidros.

Fórmula para fazer a base para limpa vidros:

Ácido sulfônico 50 g
Butilglicol 50 g
Álcool etílico 96 200 g
Álcool isopropilico 400 g
Soda liquida (a 50%) 20 g
Amônia liquida 50 g
Essência para produtos de limpeza 20 g
Corante qs
Água até completar 2 litros

Como fabricar a Base concentrada para limpa vidros:

Em uma caneca de plástico ou Becker com marcação de volume adicione 1 litro de água, agitando com uma pá de plástico ou colher de aço inoxidável adicione metade da quantidade de  Soda liquida, Ácido sulfônico, misturar até homogeneização.

Adicionar com agitação o Butilglicol, Álcool etílico 96, Álcool isopropilico, Amônia liquida e misturar bem.

Verificar o pH que deve ficar entre 6,0 a 7,0 com a fita de medir o pH, se for necessário adicione mais Soda liquida, aos poucos,  até chegar no pH indicado para o limpa vidros.

Adicionar com agitação a Essência para produtos de limpeza, Corante diluído em água, parar a agitação e completar o volume com água até obter 2 litros de base concentrada para limpa vidros.

Misturar até homogeneização da base concentrada para limpa vidros.

Embalar em um frasco plástico com capacidade para 2 litros, colar o rotulo e guardar.

Atenção: Verificar a quantidade de solução de corante que será utilizada para colorir 10 litros de limpa vidros, depois adicionar a mesma quantidade na hora de preparar a base concentrada.

Quando for utilizar, dissolver os 2 litros da base pronta para limpa vidros em 8 litros de água (faz 10 litros).

Ou diluir 1 litro da base pronta em 4 litros de água (faz 5 litros de limpa vidros), misturar bem e esta pronto para uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *