Fórmula para fazer amaciante de roupas

Como fazer amaciante de roupas

A base para amaciantes de roupas Armosoft E é um tensoativo catiônico de excelente desempenho para o amaciamento das roupas.

Confere substantividade às fibras dos tecidos.

Fórmula para fazer amaciante de roupas com cloreto de dialquil dimetil amônio.

A fabricação de amaciantes de roupas é um segmento da indústria de produtos de limpeza, os amaciantes de roupas são produtos destinados para o amaciamento dos tecidos, deixando as roupas macias e perfumadas.

O uso de um amaciante após a lavagem das roupas deixa os tecidos macios e fáceis de passar.

Para que o amaciante deixe as roupas perfumadas é necessário escolher dentre as fragrâncias disponíveis no mercado uma que deixe o seu perfume nos tecidos.

A fórmula descrita abaixo para fazer amaciante de roupas é orientativa (sugestiva), o amaciante produzido pode ser utilizado no consumo proprio e para revender o amaciante em supermercados.

No entanto, para poder comercializar o amaciante de roupas no mercado é necessário que a pessoa tenha empresa estabelecida segundo as exigências da Anvisa.

Além de produzir um bom amaciante, o empreendedor precisa embalar o produto em uma embalagem que gere sofisticação ao produto, chamando assim a atenção das donas de casa na hora de escolher o amaciante que deseja comprar.

A fabricação de amaciantes de roupas não é uma tarefa difícil e pode render bons resultados, gerando ótimos ganhos e renda.

Por ser o amaciante um produto catiônico, não misture produtos aniônicos na hora de preparar o produto.

O Armosoft E é uma base para fazer amaciantes de roupas produzido pela Akzo Nobel, uma multinacional que produz produtos químicos e especialidades químicas.

Você encontra o Armosoft E em lojas de produtos químicos e essências e em revendedores de produtos químicos.

Fórmula para fazer 10 kg de amaciante de roupas com Armosoft E:

ComponentesQuantidadeFunção no amaciante
Armosoft E330 gBase para amaciante
Mistura de isotiazolinonas20 gConservante
Essência30 gFragrância
CoranteqsApelo estético
Água9620 gVeiculo

Técnica para fazer e fabricar o amaciante de roupas com Armosoft E:

Fase 1) Em um recipiente aqueça o Armosoft E até chegar na temperatura de 40 a 45°C, depois homogeneíze.

Fase 2) Em outro recipiente aqueça toda a Água até chegar na temperatura entre 28 a 34°C.

Depois adicionar a Fase 1 sobre a Fase 2, sob agitação controlada para evitar aeração e formação de espuma durante o processo de fabricação.

Depois da homogeneização total do Armosoft na Água (não ter grumos), adicionar sob agitação o Conservante, Corante diluído em Água e homogeneizar.

Sob agitação adicionar a Essência e misturar para homogeneização do amaciante.

Depois embalar o amaciante de roupas nas embalagens plásticas para amaciantes.

Para que a viscosidade (grossura) do amaciante fique ideal, tomar cuidados com a temperatura da água e do Armosoft E, assim como a velocidade de agitação na hora de preparar o amaciante para roupas.

4 comentários em “Fórmula para fazer amaciante de roupas”

  1. Boa tarde.
    – O corante pode ser comum ou precisa ser especial para não manchar a roupa? idem para a essência.
    – Como adquirir “mistura de isotiazolinonas”. Tem um outro nome que possa facilitar a identificação desse produto? Posso usar um outro conservante, como o IPEL BHD 208, por exemplo? Caso possa me orientar, fico-lhe grato. Att.

    1. Sempre é bom utilizar um corante próprio para amaciante, mas veja com o seu fornecedor um que sirva para varias aplicações (amaciantes, sabões, desinfetantes, etc.).
      Quanto a essência, ela precisa suportar altas temperaturas, pois ao expor os tecidos no sol, os raios solares fazem com que o cheiro se perca. Dentre as que testei, a Elat Confort foi a que deu melhores resultados, fixando o cheiro nas roupas. Esse produto é produzido pela Capuani, a Sanches Química vende. Mas verifique com o seu fornecedor de matéria-prima se ele possui uma que seja adequada para esse fim e que fixe o cheiro no tecido.
      A mistura de isotiazolinonas é utilizada em substituição ao Formol liquido que esta proibido, mas pode ser outro composto conservante que possa ser utilizado em produtos de limpeza. A mistura tem vários nomes comerciais, Ipel, Arc Iso S, Capicide, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *