Como Fazer Solupan diluição 1×40

Fórmula para fazer Solupan com diluição 1 x 40.

Solupan é um produto que remove graxas, óleos, sujeiras em motores e chassis de caminhões, ônibus, etc. O Solupan é um detergente desengraxante de pH alcalino utilizado para a limpeza de chassi, além de promover a limpeza de chassi de caminhões, o Solupan é utilizado para fazer a limpeza pesada de pisos, pátios de manobra de caminhões e veículos pesados, etc.

Solupan é utilizado para a remoção de óleos, gorduras, graxas e sujeiras de barro em superfícies (chassi de veículos, pátios, pisos, etc.). É um Detergente Desengraxante altamente alcalino de fácil dissolução.

Por ser um produto de limpeza de uso automotivo (em oficinas, postos de gasolina, lava jato, etc.) e conter alta concentração de Hidróxido de sódio (Soda caustica) ele é um produto corrosivo, o que pode causar queimaduras em contato com as mãos e a pele do corpo. Por esse motivo, na hora da manipulação do produto e durante o seu uso, a pessoa deve usar equipamentos de proteção individual, como luvas de borracha nas mãos, óculos de proteção para proteger os olhos de respingos e mascara facial para evitar a inalação das partículas do produto durante a manipulação e aplicação.

Também é importante proteger os pês com botas de borracha e utilizar avental de plastico para proteger o corpo, evitando assim que os pês e a pele do corpo entre em contato com os componentes corrosivos presentes no Solupan.

Todos os componentes utilizados na fabricação também devem ficar muito bem guardados em local seguro, evitando assim acidentes com crianças e animais domésticos. Devido ao seu efeito corrosivo, o produto deve ser embalado em embalagens plasticas para evitar derramamento e contaminação de superfícies onde o produto é estocado.

A fórmula abaixo descreve os produtos químicos necessários para fazer 30 litros de Solupan. Quando for utilizar o produto, diluir um litro em 40 litros de água e misturar bem antes da aplicação.

Fórmula para fazer o Solupan:

Produtos químicos Quantidade
Ácido sulfônico 830 g
Amido de milho 1000 g
Metassilicato de sódio 1700 g
Tripolifosfato de sódio 700 g
Barrilha Leve 700 g
Soda caustica 99% (escamas) 5500 g
Corante azul (pasta) 10 g

Modo de fazer a fórmula do Solupan:

Fase 1) ­ Dissolver em 10 litros de água o metassilicato de sódio, o tripolifosfato de sódio, o ácido sulfônico e a Barrilha Leve.

Fase 2) ­ Dissolver em 3 litros de água o amido de milho.

Juntar a mistura da fase 1 e fase 2 e misturar, depois adicionar o corante aos poucos até cor desejada e misturar para homogeneizar.

Em seguida dissolver a soda cáustica (Hidróxido de sódio) em recipiente de plástico em 12 litros de água e adicionar aos poucos e sob agitação na mistura anterior.

Misturar bem até homogeneização do Solupan.

Depois envasar o produto de uso automotivo em bombonas, galões ou frascos plásticos.

Solupan é um produto alcalino, por ser corrosivo, sempre manter o produto em lugar adequado, fora do alcance de crianças.

2 comentários em “Como Fazer Solupan diluição 1×40”

    1. Depende da concentração da liquida, se for a 50% você deve adicionar o dobro da quantidade da em escamas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *