Como Fazer Sabão em Pó

Formula para fazer Sabão em Pó (para roupas). Como fazer Sabão em Pó (para roupas). Está é uma fórmula gratuita para você preparar sabão em pó, trata-se de uma formulação de certo modo simples de preparar, porém eficaz na remoção da sujeira dos tecidos.

A quantidade de essência não está especificada na formulação, pois dependendo da qualidade da essência que você vai adicionar no sabão a quantidade muda, se for uma essência com um odor mais forte, você certamente deve adicionar menos, entretanto se a essência for fraca, a quantidade a ser adicionada aumenta.

Formula para fazer Sabão em Pó (para roupas)

Formula de detergente têxtil em pó

Quanto ao pigmento na formula do sabão – detergente em pó, dependendo da cor que você escolher a quantidade também é relativa, portanto faça pequenos testes, tanto para a essência como para o pigmento, até chegar na proporção ideal de cheiro e cor para você. Não deixe de verificar as outras fórmulas grátis!

Para que esse produto de limpeza compense na sua fabricação, os produtos químicos devem ser adquiridos no atacado, visto que a aquisição das matérias-primas no varejo deixa o seu preço alto em comparação com os do mercado.

Fórmula para fazer o Sabão em Pó (para roupas):

ComponentesPara 100 kgPara 10 kg
Ácido Sulfônico10 kg1 kg
Barrilha leve (carbonato de sódio)35 kg3500 g
Tripolifosfato de sódio10 kg1 kg
Álcool laurico 70E5 kg500 g
Sulfato de sódio39,55 kg3955 g
EDTA tetrassódico (99%)200 g20 g
Branqueador óptico50 g5 g
Mistura de isotiazolinonas200 g20 g
Pigmento (corante)q.sq.s
Essênciaq.sq.s

Como fazer a formula do Sabão em Pó (para roupas):

Em um recipiente adequado de plastico ou aço inoxidável adicione toda a barrilha, sob agitação adicione o ácido sulfônico aos poucos.

Adicione sob agitação o tripolifosfato, álcool láurico, sulfato de sódio, edta, branqueador, formol e o pigmento.

Quando a temperatura estiver em cerca de 30°C, adicione a essência e misture bem para homogeneizar o Sabão em Pó.

pH do produto final em solução a 10%: 10,5 a 11,5

Se preferir, deixe o produto de limpeza secar em superfície seca e limpa para diminuir a sua umidade, depois passe por uma peneira e misture novamente.

Em seguida embale o sabão – detergente em pó em sacos plásticos.

Os componentes em pó devem ser peneirados ou passados em um granulador para desfazer os grumos antes de serem adicionados na formulação.

As grandes industrias dispõem de misturadores para a sua mistura adequada, e a secagem é feita em torres de secagem.

Quantidades pequenas de 10 kg podem ser feitas utilizando uma bacia grande ou outro recipiente que permita misturar com as mãos protegidas por luvas de borracha.

Observação: q.s – quantidade suficiente.