Como fazer gel de barbear

Formula de gel de barbear claro. O polímero Carbopol Ultrez 20 proporciona uma viscosidade eficaz e de excelente clareza, melhorando o contato da superfície para um barbear mais próximo e mais suave.

Este gel de barbear também contém extrato glicólico de Aloe Vera (babosa) em sua formula para acalmar e condicionar a pele. O extrato glicólico de Aloe Vera no gel de barbear é emoliente, cicatrizante, tonificante, anti-inflamatória, calmante e hidratante. A glicerina presente na formula age como hidratante, hidratando a pele do rosto.

O Polisorbato 20 na formula do gel de barbear age como solubilizante da essência (fragrância), como a essência é um componente oleoso na formula, o Polisorbato 20 permite que a essência se misture no cosmético que é de base aquosa.

Veja também outras formulas para o rosto:
Como fazer After Shave – Loção para Barba
Fórmula para fazer creme demaquilante
Como fazer delineador liquido

Como fazer gel para barba, é um produto de uso cosmético para passar na barba e depois proceder o corte dos fios de barba de modo mais próximo e suave, com agentes calmantes, condicionantes e hidratantes para a pele do rosto.

Formula para fazer 10 kg do gel de barbear:

    null
  • Água deionizada – 7348 g
  • Corante diluído em água – qs (quantidade suficiente)
  • Carbopol Ultrez 20 Polymer – 120 g
  • Lauril éter sulfato de sódio (a 28%) – 1250 g
  • Hidróxido de sódio (solução em água a 20%) – 220 g
  • Cocoamidopropil betaina – 250 g
  • EDTA dissodico – 2 g
  • Glicerina – 500 g
  • Phenonip (conservante) – 70 g
  • Extrato glicólico de Aloe Vera – 100 g
  • Essência – 70 g
  • Polisorbato 20 (Tween 20) – 70 g

Como fazer a formula do gel de barbear:

Adicione 7148 g da Água deionizada em um recipiente, depois polvilhe o polímero Carbopol Ultrez 20 na superfície da água. Depois que o polímero molhou (umectou) completamente, misture por pelo menos 10 minutos até ficar homogêneo e sem grumos.

Adicione em seguida o Lauril éter sulfato de sódio com uma agitação suave. Misture até ficar uniforme.
Com o Hidróxido de Sódio (a 20%) corrija o pH para que fique em torno de 5,0. Adicionando aos poucos e sob agitação até chegar no pH em torno de 5,0. Misture até ficar uniforme.


Depois adicione lentamente o Cocamidopropil Betaína e novamente neutralize com o Hidróxido de sódio (18%) para ficar com o pH em 6,0. Misture até ficar uniforme.

Em um recipiente separado, dissolver o EDTA dissódico em 200 g de água deionizada, quando estiver dissolvido adicionar no produto sob agitação.

Adicione depois a Glicerina, Phenonip (conservante), Extrato glicólico de Aloe Vera, misturando bem a cada adição.

Em um recipiente separado, misture bem o Polisorbato 20 e a Essência. Em seguida adicione no produto e misture bem até o gel ficar bem uniforme (homogeneizado).

Colorir o gel de barbear com a solução de Corante em água até obter a cor desejada para o cosmético, misturar bem para completa homogeneização e depois envasar em potes ou bisnagas plásticas para cosméticos.

O pH final deve ficar entre 5,7 a 6,3, para checar o pH utilize as fitas de medir ou o aparelho pHmetro.

Obs.: O Hidróxido de sódio é uma quantidade aproximada, pode ser que não seja necessário adicionar toda a quantidade, ou seja necessário adicionar mais um pouco da solução.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *