Como fazer doutorzinho em gel

Formula para fazer doutorzinho em gel. Como fazer doutorzinho para uso em dores e contusões. Produto muito utilizado em massagens para o alivio de dores, contusões, dores musculares, lombares, reumáticas, etc.

O doutorzinho em gel é um produto que serve para o alivio daquelas dores que incomodam, como a dor muscular ou ocasionada por contusão, serve também para dor proveniente de pancadas.

O Mentol presente na formula quando é aplicado sobre a pele, Mentol promove a dilatação dos vasos sanguíneos causando uma sensação de frio seguida de analgesia.

A Canfora presente na formula age como rubefaciente e analgésico. Canfora é muito usada na preparação de cremes, pomadas, loções e óleos utilizados no alivio de dores, contusões, mediante fricções.

O Salicilato de metila possui ação analgésica e anti-inflamatória, por esse motivo, o Salicilato de metila  é utilizado para o alívio de dores musculares, contusões, pancadas e torcicolos.

O doutorzinho em gel não é difícil de fazer e seus componentes podem ser adquiridos em distribuidores de produtos químicos ou em lojas virtuais na Internet.

Modo de usar: Aplicar uma quantidade do doutorzinho em gel na área afetada e fazer fricções. Não use se a pele estiver irritada ou lesionada.

Formula para fazer doutorzinho em gel

Formulação para fazer o produto para aliviar as dores musculares, contusões e torcicolos.


Visite a loja e faça o seu cadastro!
Carbopol 9407 g
Álcool 96° GL50 ml
Propileno glicol20 ml
Salicilato de metila10 ml
Mentol cristais10 g
Canfora10 g
Coranteqs
Trietanolaminaqs
Água deionizada900 ml

Modo de fazer a Formula para fazer doutorzinho em gel:

Em um recipiente adicione a Água deionizada, depois disperse o Carbopol 940 sobre a Água e mantenha agitação até não haver grumos. Para facilitar esse processo, pode-se deixar em repouso até a umectação do Carbopol 940 pela água.

Depois adicionar o Propileno glicol, Salicilato de metila e misturar.

Em um recipiente a parte adicione o Álcool 96° GL, Mentol cristais, Canfora e misture até ficar um liquido. Em seguida adicione ao produto, aos poucos e sob agitação.

Colorir se desejar com Corante diluído em água.

Agora vamos neutralizar com a Trietanolamina para que o gel seja formado, então adicione gotas de Trietanolamina, sempre sob agitação até que fique gelatinoso e encorpado.

A Trietanolamina deve ser adicionada até o pH ficar em torno de 7,0 a 7,5.

Para a checagem do pH utilize as fitas de medir pH disponíveis em lojas virtuais.

Depois misture bem para ficar homogêneo e envase em potes plásticos de uso cosmético.