Como Fazer Creme Condicionador de cabelos

Como Fazer Creme Condicionador de cabelos. Receita para Fazer Creme Condicionador de Cabelos. A função do creme para condicionamento capilar é condicionar os fios, dando maciez aos fios capilares para desembaraçar e facilitar na hora de pentear os cabelos. Na hora de utilizar o produto, coloque um pouco nas mãos e aplique nas pontas, evitando passar o creme para condicionamento capilar na raiz dos cabelos. O uso do produto é importante para manter os fios bonitos e saudáveis.

A fórmula de creme condicionador de cabelos abaixo contém em sua formulação um agente antiestático, condiciona os fios e melhora o pentear. O Óleo mineral utilizado é um agente condicionador da pele e dos cabelos.

Formula de condicionador de cabelos. O condicionador é um produto fácil de fazer, mas deve se tomar cuidado na hora do aquecimento durante a preparação, pois se a água e os componentes que devem ser aquecidos não estiverem na temperatura indicada no processo de fabricação, o produto não adquire consistência adequada.

Sempre checar e se for preciso fazer a correção do pH do condicionador para que fique dentro da faixa indicada, para efetuar esse processo utilize as fitas de medir o pH ou um aparelho chamado de pHmetro, as fitas de pH são bem acessíveis e o pHmetro é um aparelho utilizado em laboratórios e industrias químicas e farmacêuticas em geral que tem um preço alto.

No entanto, o pHmetro se estiver calibrado adequadamente efetua medições mais precisas. Este é um produto cosmético para o condicionamento dos fios capilares, o Cloreto de cetil trimetil amônio possui ação emulsificante, tem caráter catiônico e age como antiestático, promovendo maciez e desembaraço nos fios capilares.

Fórmula para fazer 10 kg de creme condicionador de cabelos:

  • Álcool cetoestearílico – 350 g
  • Cloreto de cetil trimetil amônio (25%) – 400 g
  • Cocoamidopropil betaína – 100 g
  • Óleo mineral – 50 g
  • Metilparabeno – 15 g
  • Propilparabeno – 5 g
  • Essência – q.s
  • Corante – q.s
  • Ácido cítrico – q.s
  • Água deionizada – 9080 g

Como fazer a formula do creme para condicionamento capilar:

Aquecer toda a água deionizada até 80°C.
Misturar e aquecer até 80°C o Álcool ceto-estearílico, Cloreto de cetil trimetil amônio, Cocoamidopropil betaína, Óleo mineral, Metilparabeno e Propilparabeno.

Adicionar a água aquecida a 80°C sobre a mistura anterior sob agitação, em seguida resfriar sob agitação até atingir cerca de 30°C.
Ao atingir cerca de 30°C, adicione a essência e agite.
Adicione o corante diluído em água e agite.

Acerte o p.H (entre 5 a 6) com ácido cítrico diluído em água, sempre adicionando aos poucos e sob agitação até obter o p.H desejado.
Agite até homogeneização, depois embale nos frascos ou potes plásticos de uso cosmético.

Deixe um comentário