Fórmula de shampoo normal, claro básico de limpeza para cabelos. Formula de produto de uso cosmético para lavar os cabelos, contém dois tensoativos muito utilizados na fabricação de shampoos e sabonetes líquidos.
Promover a limpeza dos fios capilares e do couro cabeludo é fundamental para a beleza dos cabelos, o shampoo remove o excesso de óleo, partículas de sujeira, partículas de poluição e células mortas do couro cabeludo. O shampoo deve limpar e tratar os fios capilares, limpar e tratar o couro cabeludo e auxiliar no penteado dos cabelos.
O Lauril sulfato de amônio é um tensoativo /surfactante aniônico recomendado para formula de uma ampla gama de produtos de higiene e tratamento do corpo, como, por exemplo, xampus, banhos de espuma, sabonetes líquidos e demais preparações para as mãos e o corpo.
O Lauril éter sulfato de sódio é amplamente utilizado na fabricação de produtos de higiene e preparações cosméticas, como xampus capilares, banhos de espuma, sabonetes líquidos para as mãos e para o corpo. Entra também como espumante em varias formulas de produtos de limpeza de uso domestico, industrial e automotivo.
Cocoamidopropil betaina é um tensoativo anfótero que auxilia na formação de espuma e ação de detergência, também doa suavidade aos produtos cosméticos para cabelos e para o corpo. Por conter cloreto de sódio, auxilia no espessamento e acerto de viscosidade em formulações cosméticas com tensoativos.
Para um shampoo ter boa aceitação pelo publico é importante que o produto tenha uma viscosidade adequada, por possuir grande quantidade de água em sua formulação, se não houver a adição de um espessante, o xampu ficaria muito liquido, dificultando o seu uso pelo consumidor, além de afetar a sua estética. O Cloreto de amônio entra na formula abaixo para corrigir esse problema, agindo como espessante no acerto da viscosidade.
O Cloreto de amônio é um espessante eletrolítico que em associação com tensoativos aniônicos aumenta a viscosidade do xampu pela elevação da turgência do sistema micelar tensoativo-eletrólito.
Como fazer shampoo claro para limpeza cabelos
Formula para fazer 10 kg do cosmético de uso capilar:
- Água deionizada – 5490 g (diluente / veiculo)
- Corante – qs (colorir / apelo estético)
- EDTA dissodico – 10 g (sequestrante de íons)
- Lauril sulfato de amônio (a 28%) – 3200 g (surfactante / tensoativo primário)
- Lauril éter sulfato de sódio – (a 26 – 28%) – 400 g (surfactante / tensoativo secundário)
- Cocoamidopropil betaina – 700 g (estabilizador de espuma / espessante)
- Essência – 50 g (fragrância / perfume / apelo estético)
- DMDM Hidantoina – 20 g (conservante / preservante)
- Ácido cítrico – 30 g (ajustador de pH / corretor de pH / acidulante)
- Cloreto de amônio – 100 g (espessante)
Como fazer a formula do shampoo básico claro de limpeza para cabelos:
Em um recipiente adicione a Água deionizada, sob agitação adicione o EDTA dissodico e misture até solubilização.
Sob agitação adicione o Lauril sulfato de amônio, Lauril éter sulfato de sódio, Cocoamidopropil betaína e misture até homogeneização.
Sob agitação perfumar com a Essência, adicionar o DMDM Hidantoina e misture para homogeneizar.
Solubilizar o Ácido cítrico em um pouco de Água deionizada e ir adicionando aos poucos até o pH ficar na faixa entre 5,0 a 5,5.
Solubilizar o Cloreto de amônio em um pouco de Água deionizada e ir adicionando aos poucos e com agitação para o espessamento do shampoo (acerto de viscosidade).
Adicionar solução de Corante na cor desejada, diluído em Água deionizada para colorir o produto cosmético.
Misture bem para homogeneização e deixe em repouso até a espuma abaixar.
Depois envase em frascos plásticos com tampa de rosca ou tampa tipo flip top.