Fórmula de limpa estofados

Como fazer limpa estofados

Produto de limpeza para a limpeza de moveis estofados, possui agentes de limpeza e detergência. Os estofados podem ficar com a aparência de sujos depois de alguns anos, devido à poeira, líquidos que podem derramar e manchar os tecidos dos estofados.

Para quem tem crianças pequenas manter os estofados limpos também é uma tarefa difícil. Animais de estimação também podem sujar os estofados, pois podem subir nos sofás sem que a gente perceba.

De forma geral, manter os sofás e demais moveis estofados limpos é uma tarefa difícil, muitas pessoas utilizam as capas para sofá que auxiliam para manter os sofás limpos, mas nem sempre as capas para sofás deixam o ambiente harmonioso e bonito, sendo difícil encontrar uma capa que combine com a cor e estilo do sofá.

Para a limpeza rotineira dos sofás, as donas de casa podem utilizar uma mistura de água e detergente neutro e com o auxilio de um borrifador aplicar a mistura de água e detergente diretamente no tecido do sofá e depois passar um pano limpo e seco.

Outra opção é comprar produtos específicos para a limpeza de estofados disponíveis em lojas de produtos de limpeza profissionais. Também existe empresas especializadas na limpeza de estofados que fazem todo o serviço.

Fórmula para fazer limpa estofados:

Água potável filtrada 9 litros
Renex 95 300 ml
Amida 60 400 ml
Lauril éter sulfato de sódio 100 ml
Mistura de isotiazolinonas 20 ml
Soda liquida a 50% 100 ml
Essência para produtos de limpeza 10 ml

Técnica de fabricação do limpa estofados:

Em um balde plástico com capacidade para 15 litros adicione a Água potável, com agitação lenta adicione depois o Renex 95, a Amida 60 e o Lauril éter sulfato de sódio e misture até homogeneização.

Agitar somente com pá de plástico ou de aço inoxidável, pá de madeira contamina o limpa estofados.

Em seguida adicione a Essência para produtos de limpeza e misture para homogeneizar.

Verifique o pH utilizando as fitas de medir pH, o pH deve ficar entre 8,0 a 9,0.

Se o pH estiver fora dessa faixa, vai adicionando a Soda liquida aos poucos e mexendo a cada adição até o pH ficar na faixa de pH indicada.

Depois que o pH estiver entre 8,0 a 9,0, adicionar a Mistura de isotiazolinonas e misturar até homogeneizar. a Mistura de isotiazolinonas é um conservante para produtos de limpeza que você encontra em lojas de produtos químicos.

Aguarde a espuma formada durante a agitação abaixar e depois embale em frascos tipo borrifador, ou em galões de 5 litros para uso posterior.

Dicas de como usar o limpa estofados:

Pano) Aplicar com o auxilio de um pano, umedecer o pano limpo com o limpa estofados e passar nos estofados a serem limpos, deixar agir por algum minutos e depois passar outro pano limpo e seco.

Borrifador) Ou utilizar o borrifador, borrifando o limpa estofados em toda as áreas a serem limpas, deixar agir e depois retirar o excesso com um pano seco e limpo.

4 Comentários

  • Muito bom mesmo, parabéns

  • Monteiro disse:

    Boa tarde, sou Monteiro do Recife. estou fazendo o limpa estofados, todos os ingredientes da fórmula medido e pesado porém,já pus quase 500 ml de soda a 30% para alcalinizar, e nada. o ph está em 13, o que devo fazer, continuo com a soda, ou posso por um pouco de triamin para neutralizar???

    • José Marcos disse:

      Monteiro
      A soda liquida deve ser adicionada somente se for preciso corrigir o pH, antes de adicionar a soda deve-se verificar o pH com a fita de medir pH.
      No caso de pH 13, ele esta alcalino demais e se adicionar mais soda o pH vai subir ainda mais (ficar mais alcalino).
      O que você deve fazer é abaixar o pH, para isso você pode adicionar uma solução de Ácido cítrico diluído em água e ir adicionando aos poucos até o pH chegar na faixa indicada na formula do limpa estofados. A solução pode ser umas 200 gramas de ácido cítrico diluído em 300 ml de água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *