Como fazer Sabonete líquido íntimo

Fórmula grátis para fazer sabonete intimo

Há alguns anos os sabonetes íntimos e lenços vaginais apareceram nas farmácias, drogarias e mercados do nosso país. Para muitas mulheres estes produtos fazem parte do seu cotidiano, na higiene intima diária.

Os hábitos de higiene na região íntima, na maioria das vezes não são passados pelos pais, e não são ensinados de mãe para filha. Até mesmo a limpeza da vagina, que deve ser feita de frente para trás, às vezes não é ensinada pelas mães.

E não é comum que as mulheres expliquem para suas filhas como é feita a limpeza da vulva, visto que muitas não receberam orientação a respeito. Para a mãe às vezes é difícil passar tal informação para a filha, tendo receio de que tal informação possa ter uma conotação sexual, despertando na filha o interesse por esta área do corpo.

Em nosso país os homens e mulheres têm ainda o costume de se higienizar com sabonetes comuns em barra, enquanto que os europeus e americanos fazem uso dos sabonetes íntimos desde a década de 60.

Os sabonetes em barra não possuem um pH que seja apropriado para a vagina, mesmo aqueles que se declaram sabonetes neutros, ao entrarem em contato com a água passam a ter pH alcalino, podendo chegar a um pH na faixa de 10 ou até mesmo acima desta faixa. Mas isso não acontece com o sabonete íntimo que, não liberando hidróxido de sódio, faz espuma mesmo com água doce ou salgada (do mar) e é muito fácil de ser produzido com a faixa de pH desejado.

Os sabonetes líquidos íntimos não apresentam os odores de fundo, que ao contrario dos sabonetes em barra, permitem o uso de pouca essência, isso é muito bom, pois muitas pessoas apresentam sensibilidade a alguns componentes existentes nas essências.
Por não ficar exposto no ambiente, o sabonete íntimo dificilmente será contaminando por microorganismos existentes no ar e nas superfícies dos banheiros e mesmo sendo usado por varias pessoas na casa não sofre contaminação, visto que cada pessoa utiliza uma determinada quantidade e o restante do produto fica guardado na embalagem sem ser tocado. No entanto isso não acontece com o sabonete comum em barra, visto que é usado e tocado por todos que o utilizam.

Tanto mulheres como homens podem utilizar os sabonetes íntimos, nas mulheres eles não alteram o pH da vagina e são eficazes na higienização íntima. A higiene íntima deve ser feita com um sabonete íntimo e durante o banho, não usando chuveirinhos, mas lavando a região íntima com o fluxo de água normal dos chuveiros comuns.
No entanto vale lembrar para os homens e mulheres que a mulher tem um cheiro normal, característico, e que durante a excitação sexual libera feromônios agradáveis ao seu parceiro.

A formula de sabonete intimo abaixo contém um tensoativo que promove a formação de bastante espuma, contém também um tensoativo anfótero que possui propriedades tensoativas suaves, o pre promove uma maior suavidade ao sabonete intimo.

A correção do pH também é feita com Ácido latico, o que diminui as chances de irritação na região intima.
Fórmula para 100 litros de sabonete intimo:

Produto Função Quantidade
Lauril éter sulfato de sódio Tensoativo/detergente/espumante 28%(28 kg)
Amida 90 Espessante/sobreengordurante 3,5%(3,5 kg)
Cocoamidopropil betaína Tensoativo anfótero/redutor de irritabilidade 3%(3 kg)
Ácido lático Corretor de pH q.s (pH 4,5 a 5,0)
Phenonip Conservante/preservante 0,5%(500 g)
Corante Apelo estetico q.s (quant.suficiente)
Essência Apelo estetico/perfume q.s (quant.suficiente)
Cloreto de sódio Espessante/corretor de viscosidade q.s (quant.suficiente)
Mentol (opicional) Agente de refrescancia 0,5% (500 gramas
Água desmineralizada q.s.p veiculo Até completar os 100 litros

Modo de preparo do sabonete intimo:
Em recipiente limpo e adequado adicione 50 litros de Água, o Lauril, a Amida e o Cocoamidopropil, agite para homogeneização.
Em seguida corrija o pH com Ácido latico, adicionando aos poucos sob agitação, o pH deve ficar levemente ácido (4,5 a 5,0).

Em recipiente a parte dilua o Mentol em quantidade suficiente de Álcool etilico 96º, a seguir adicione esta mistura aos poucos e sob agitação.
Adicione sob agitação o Corante, a Essência e o Phenonip, complete o volume com Água e acerte a viscosidade adicionando sob agitação Cloreto de sódio diluido em Água. Agite para homogeneizar o sabonete intimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *