Como fazer Ajax

Como produzir detergente desengraxante amoniacal.
Fórmula de desengraxante limpador multiuso tipo Ajax

Ajax contém um agente de limpeza que promove detergência e limpeza. Possui em sua fórmula um solvente que promove maior limpeza de superfícies sujas com gorduras. Contém um tensoativo não-iônico que possui ação solubilizante e de detergência.

O detergente desengraxante tipo Ajax combina a ação de limpeza dos tensoativos com o poder de remoção de sujidades do Amoníaco liquido. Com cheiro de lavanda que auxilia a disfarçar o forte cheiro do Amoníaco.

Detergente liquido multiuso tipo Ajax é utilizado na limpeza, limpando e desengordurando superfícies. Como todo produto de limpeza, Ajax deve ser mantido sempre fora do alcance de crianças.

Fórmula para fabricar 10 kg de desengraxante multiuso tipo Ajax:

Água potável 9270 g
Ácido sulfônico 200 g
Hidróxido de sódio 50% (soda liquida) 100 g
Renex 95 50 g
Essência de lavanda 20 g
Butilglicol 300 g
Trilon B Liquido* 50 g
Amoníaco liquido (Hidróxido de amônio) 10 g
Corante Azul turquesa 500 mg (meio grama)

Técnica de preparo do desengraxante multiuso tipo Ajax:

Em um balde plástico adicione a Agua potável, com o auxilio de uma pá de plástico ou de aço inoxidável agite e adicione o Ácido sulfônico, misturar com a pá até homogeneização.

Ir adicionando aos poucos o Hidróxido de sódio 50%, sempre sob agitação, verificando o pH com a fita de medir o pH até que fique na faixa entre 9,0 a 10,0.

Em um recipiente à parte misture a Essência de lavanda e o Renex 95, depois em seguida adicionar no produto e misturar.

Soba agitação com a pá adicionar o Butilglicol, Trilon B Liquido, Amoníaco liquido (Hidróxido de amônio) e misturar para homogeneização.

Solubilizar o Corante Azul turquesa em um pouco de Água potável e ir adicionando sob agitação até chegar na cor desejada para o Ajax. Se desejar que o Ajax fique azul “leitoso” e opaco adicionar uns 20 gramas de Brancol. Sem o Brancol, o Ajax multiuso fica na cor azul transparente.

Depois agitar bem com a pá de plástico e em seguida envasar o Ajax limpador multiuso em frascos plásticos com tampa tipo borrifador.

Produtos de limpeza em geral proporciona uma boa margem de lucro, sendo muito utilizados pelas donas de casa. Você pode fazer o Ajax limpador multiuso para consumo próprio ou para revender, obtendo assim renda com a fabricação de produtos de limpeza.

*O Trilon B liquido é o Edta Líquido Dissódico, você pode utilizar o Edta em pó no lugar do liquido, nesse caso diluir 20 gramas de Edta Dissódico em pó em um pouco de água antes de adicionar no produto.

Não se esqueça que a soda liquida deve ser adicionada aos poucos até chegar na faixa de pH indicada, pode ser que seja necessário adicionar uma quantidade menor ou maior do que a quantidade descrita na fórmula do Ajax.

A Essência deve ser bem misturada no Renex 95 para que fique bem homogeneizada, se a Essência não ficar bem solubilizada pode ocorrer turvação no produto, se isso ocorrer o multiuso não fica transparente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *