Químicos aromáticos e essências de qualidade!

Químicos aromáticos e essências de qualidade!

Visite e verifique nossos produtos químicos, essências, kits prontos, produtos para fabricar essências, etc. Clique e Visite o Site »

Casa do saboeiro

Casa do saboeiro

Produtos químicos, essências, óleos vegetais, óleos essenciais, corantes, kits para fabricação de produtos de limpeza, cosméticos e para Pet Shop. Preços especiais sob consulta! Clique e Visite o Site »

Classificado e Fórum Portal da Química

Classificado e Fórum Portal da Química

Classificado de produtos químicos, máquinas e equipamentos, insumos e embalagens para o setor do segmento químico. Fórum de discussões sobre artigos e formulações do segmento químico. Clique e Visite o Site »

Tulipa Negra Cosméticos

Tulipa Negra Cosméticos

Perfumes contratipos dos perfumes famosos. Nossos perfumes foram inspirados nas fragrâncias dos perfumes originais. O contratipo é um perfume semelhante ao original. Clique e Visite o Site »

Zeggio Máquinas e Equipamentos

Zeggio Máquinas e Equipamentos

Tanques, dispositivos de corte, extrusora, formas e moldes para sabonetes, prensa para modelagem de sabonetes. Clique e Visite o Site »

 

Como corrigir o pH de sabonetes e shampoos

Como corrigir o pH de sabonetes e shampoos
Como acertar o pH de shampoos e sabonetes líquidos
Na grande maioria dos sabonetes e shampoos de uso humano e veterinário é necessário o acerto do pH, caso contrario o produto pode ser prejudicial para quem o utiliza. No acerto do pH de shampoos e sabonetes é utilizado o Ácido cítrico para abaixar o pH, mas dependendo da formulação o Ácido fosfórico também pode ser utilizado.

Fita de medir pHNo preparo do shampoo ou sabonete, geralmente adiciona se ao produto as matérias-primas que podem influenciar no pH e em seguida verifica-se o pH do produto com a fita de medir pH ou um aparelho chamado pHmetro. Para pequenas quantidades de produto de uso domestico (uso próprio), a fita de medir pH pode ser a opção mais vantajosa, mas para a produção em escala industrial a aquisição de um pHmetro é a melhor escolha.

Aparelho phmetroA compra de um pHmetro pode ser um procedimento que vai gerar gastos, mas a médio prazo o investimento é favorável, visto que depois somente é necessário a compra de solução tampão para calibrar o aparelho. As fitas de medir pH custam menos, mas depois de usar, cada fitinha deve ser descartada, o que pode ficar caro pelo fato de ter que utilizar várias fitas no acerto do mesmo produto.

Para utilizar o pHmetro é necessário fazer o seu calibramento, depois colhe-se uma pequena amostra do produto para verificar o pH do mesmo. No pHmetro você pode verificar varias vezes o pH.

Para verificar o pH do shampoo ou sabonete com a fita colhe-se uma pequena amostra do produto e em seguida introduz a fita dentro da amostra deixando a parte onde estamos segurando com os dedos para fora, em seguida compara-se a cor que a fita ficou com a tabela de cores na embalagem das fitas. Uma vez que a fita de medir ph foi introduzida dentro da amostra de produto, essa fita deve ser descartada e uma nova fita deve ser utilizada, caso o pH do produto ainda não tenha chegado dentro da faixa de pH indicada para o produto. A escala de pH vai de 0 a 14, e o pH = 7 representa o meio neutro, valores de pH abaixo de 7 são ácidos e acima de 7 são alcalinos.

Se o pH do sabonete ou shampoo estiver acima do indicado para a formulação, pode se utilizar o Ácido cítrico para abaixar, nesse caso é feita a diluição de um pouco de Ácido cítrico em Água deionizada. Adiciona-se a solução de Ácido cítrico aos poucos e sob agitação, homogeneíza bem o produto e verifica-se o pH do sabonete ou shampoo a cada adição. Caso o pH esteja abaixo do indicado para o produto, pode-se adicionar Dietanolamida (Amida 80 ou Amida 90, caso tenha este componente na formulação), aos poucos e sob agitação, verificando o pH a cada adição.

Formulações grátis:
Como fazer creme de limpeza
Como fazer condicionador para cabelos normais
Como fazer sabonete liquido transparente
Como fazer sabonete liquido perolado (com brilho pérola)
Como fazer detergente
Como fazer amaciante de roupas

18 Comentários para Como corrigir o pH de sabonetes e shampoos

  1. Nubia disse:

    fiz o sabão p rouba ficou grosso no dia seguinte virou agua ñ entendi qual, qual a solução ?

  2. José Marcos disse:

    Olá Nubia!
    Se for o sabão liquido com Acido sulfônico, pode ser que tenha sal de mais (Cloreto de sódio).
    Nesse caso adicione um pouco mais de Acido sulfônico, verifique novamente o pH do sabão, se for necessário, faça a correção do pH.
    No momento de espessar (engrossar) o sabão liquido com o sal é necessário tomar cuidado para não adicionar sal demais, pois muito sal faz o sabão ralear (perder a viscosidade).
    Se na formulação do sabão conter Lauril éter sulfato de sódio, pode adicionar um pouco mais de Lauril no lugar do Acido sulfônico para fazer a correção.
    Um abraço!

  3. Viviane disse:

    Otima explicacao,comprei as tiras mas nao veio instrucoes.Obrigado.

  4. irene voss de novaes disse:

    comprei uns shampoos de marca e o ph é altissimo, gostaria de saber se tem solução para baixa-los, pois paguei muito caro e não gostaria de perder.

    • José Marcos disse:

      Irene Voss de Novaes
      Geralmente o pH do shampoo fica em torno de 6 a 7, verifique se na embalagem do produto tem telefone ou website para entrar em contato com o fabricante.
      Pode ser que dependendo dos componentes presentes na formulação, o pH do shampoo deva ficar acima do normal.
      Um produto muito utilizado para abaixar o pH de shampoos para cabelos é o Ácido cítrico diluído em água, mas é necessário que você tenha equipamento ou fitas de medir o pH para fazer o acerto.
      Portanto, verifique com o fabricante ou com o revendedor dos shampoos, caso o produto esteja fora do padrão, você pode solicitar a troca dos shampoos ou talvez o reembolso do valor que gastou ao adquirir os produtos.
      Obrigado pela visita!

  5. Silvia disse:

    Olá Marcos,
    Tenho uma fórmula de sabonete líquido que pede 4 ml de ácido cítrico, mas ele vem em pó, como faço?

    • José Marcos disse:

      Silvia
      O ácido cítrico deve ser diluído em água para ser adicionado no sabonete liquido.
      Geralmente, sugestões de fórmulas de sabonete liquido vem com a descrição da faixa de pH que o sabonete deve ficar.
      Assim, você deve ir adicionando sob agitação a solução de ácido cítrico em água até o pH do sabonete chegar na faixa indicada no preparo do sabonete liquido.
      Para checar o pH do produto, você precisa das fitas de medir pH.
      Verifique se tem a descrição da proporção de acido cítrico contida nesses 4 ml (exemplo, 4 ml de acido Á 20%).
      Se tiver, é só fazer a solução em água na proporção descrita e depois retirar 4 ml para adicionar no sabonete.

  6. Natalia disse:

    Se eu corrigir uma fórmula ácida com amida 80, preciso colocar a betaína na mesma proporção (pois a fórmula original contém os dois)?

    • José Marcos disse:

      Não, a Amida é espessante e a betaína é um tensoativo anfótero que dá mais suavidade ao shampoo.
      Embora a Amida 80 seja levemente alcalina, pode se adicionar hidróxido de sódio diluído em água para elevar o pH até ficar dentro da faixa de pH indicado na formulação, em sabonetes e shampoos.

  7. TALITA LOUREIRO disse:

    OLA MARCOS ESTOU FAZENDO UMA PASTA DE LIMPEZA LIMPA TUDO, NÃO CONSEGUI DAR PONTO, POIS FICOU MOLE, FIZ A MEDIÇÃO DO PH E A FITINHA FICOU ROXA MEDINDO 14, SERA QUE ESTA MUITO FORTE DE SODA QUE OCORREU DE NÃO DAR PONTO. NAO SEI COMO USAR ACIDO CITRICO PARA BAIXAR SEU PH.
    GOSTARIA DE SABER SE VC TEM UMA SOLUÇAO PARA QUE ESSA PASTA FIQUE DURA.
    OBRIGADA

  8. maria mendes disse:

    Sr. Marcos fiz a receita do sabao caseiro com oleo usado em barra do ecycle a que refere 1kg de oleo 135g soda e140ml agua destilada e foi dificil chegar a um ponto com a facilidade descrita na net. Medi ph com solucao da couve roxa deu verde e depois amarela passados 4dias. E a primeira vez que faco sabao e n/tenho como tirar minha duvida..se algo esra errado diga me p.f.e se possivel como resolver obg.

  9. maria mendes disse:

    Esqueci dizer que sou de Portugal e os oleos ca devem ser diferentes dos do Brasil, e que fiz 4 lavagens ao oleo sem juntar lexivia(agua sanitaria)porque nao quero mais produtos toxicos. De novo obg.se atender as minhas mens.
    ,

  10. Katiuscia Mendes disse:

    Boa tarde,
    Estou fazendo um trabalho e espero que você possa me ajudar.
    Gostaria de saber como faço o ajuste de pH de acordo com o local de aplicação do produto.
    Visto que quando manipulados deixamos de acordo com o pH das matérias primas trabalhadas e então não sabemos se devemos levar em conta o pH do local.
    Atenciosamente,
    K.M

  11. marcos disse:

    Marcos, boa noite!
    Meu nome também é marcos.

    Por favor se puder me ajudar, não saberei nem como agradecer-lo.

    Fiz minha própria base glicerinada, mas como não tinha óleo de babaçu e rícino, usei apenas o de canola junto com as gorduras saturadas, cebo de boi purificado e e de porco. Rendeu 8 quilos, meia receita. Após 20 dias, tempo de cura como fui orientado por uma pessoa que me passou a receita, derreti 1 quilo dessa base e fiz 10 sabonetes de erva-doce. Adicionei 50ml de extrato glicólico de erva-doce, 50ml de essência de erva-doce e 10ml de óleo de amêndoas (geralmente coloco 10ml). Coloquei 50 ml de lauril.

    obs: essas quantidades ao fazer o sabonete, foi porque tomei como base as receitas o Peter paiva, ele coloca bem mais quantidade na base dele os aditivos.

    Fui testar o sabonete, espuma ótimo, essência não fixou bem (fraca) e após sair do chuveiro e vestir minhas roupas, percebi ao pentear o cabelo, que minha testa estava com a pele muito esticada e brilhando, como se estivesse afinado a pele. Senti meu rosto esticando a pele, dar para perceber bem algo errado na pele puxando.

    Após 20 minutos fui ao banheiro e percebi ao redor do ralinho uma mancha branca no piso marrom, também descobri a mesma mancha na minha perna atras do joelho e no pé, parecendo algo que secou na pele sem diluição que grudou na pele, no piso saiu fácil ao passar o pé, no meu corpo foi preciso usar um pano molhado para poder sair.

    você sabe o que pode ter acontecido?

    Eu desconfiei do corante, mas usei apenas 6 gotas (corante a base de água comprei na casa de essências e já vem diluído).

    Não sei se foi o extrato de erva-doce ou se é a soda, mas o ph está com 9,5 da base e o sabonete também após faze-los.

    Tentei baixar o ph dos sabonetes ao derrete-los novamente , coloquei acido cítrico diluído em água, pequenas gotas a cada tres gotas media o ph e nada de baixar, quando conseguir que chegasse no 8 de ph meu sabonete desandou, tipo virou uma especie de mingau grosso, ao esfriar não endureceu. Perdi todos os sabonetes, eu não entendo.

    A pessoa que me deu a receita, me falou que podia baixar o hp com acido citrico, já outra pessoa que trabalha com processo cold a frio e não com glicerina, ele me disse que os sabonetes artesanais são alcalinos por natureza eu nunca ia conseguir baixar, mas acredito que ele se referiu aos processo cold.

    Eu to me referindo com relação ao ph o processo com derretimento de base glicerinada.

    Descobri uma apostila na internet de professores, e lá da região do paraná, ensinando fazer o mesmo método que usei de fazer sua propria base do começo ao fim, na apostila diz que eu posso controlar o ph da base na hora de faze-la, mas como não controlei apenas segui a receita, eu não posso controlar o ph na hora de derreter a base e fazer os sabonetes?

    Marcos, essa é minha duvida, estou precisando muito fazer e vender esses sabonetes. estou sem renda e cheio de contas para pagar.

    por favor me ajude, se puder, me dando umas dicas.

    Marcos, também conversei com uma professora de saboaria, pela internet, ela me disse que minha base não tem hidratante, mas agente não coloca os hidratante na hora de fazer os sabonetes em banho maria ou no forninho eletrico? por exemplo o óleo de amêndoas? Eu não entendo, cada vez mais fico confuso.

    Uma outra farmacêutica me disse que eu devo colocar anti-oxidante e conservantes no sabonete, será que precisa? Um sabonete alcalino precisa disso, para evitar fungos?

    me idicaram nipagin, nepazol, propilenoglicol

    para que serve isso? mas minha base ja está pronta tenho 6 quilos em minha casa, ponta para derreter e fazer os sabonetes, posso usar esses produtos nahora que for fazer os sabonetes, ou devia ter feito na hora de fazer a base? tanto faz?

    Me ajude, por favor!

    estou enviando a receita para fazer a base, e saber se realmente precisa de um hidratante e talvez seja a causa de ter esticado minha pele. Coloquei essa receita em uma calculadora virtual de sabonete, e lá mostra que o condicionamento está ruim. (ficou de cor vermelha os números). A calcularora calc. esponhola.

    qualquer coisa eu envio a receita para o seu e-mail se for necessário.

    Desde já agradeço atenção!

    • José Marcos disse:

      Marcos
      Procure sempre seguir uma formulação já testada para fazer os sabonetes, pois a mistura de vários óleos e gorduras pode interferir no produto final.
      A pele esticando pode ser muita soda, ou o sabonete retirou muito a oleosidade da pele e ela ficou muito ressecada.
      O óleo de amêndoas é emoliente, o propilenoglicol atua como hidratante e umectante para a pele, você pode adicionar quando for derreter e fazer os sabonetes.
      As manchas na pele e no piso, pode ser que o sabonete não dissolveu direito na hora do uso.
      Como antioxidante você pode adicionar BHT.

      Mas como te disse, procure sempre seguir a fórmula, sempre com os componentes descritos na formulação.
      Antes de produzir uma grande quantidade, sempre faça um teste piloto, uma pequena quantidade (1 kg por exemplo) para testar o produto e ver se ele fica na qualidade que você deseja.
      Fazendo testes antes, você evita perdas de material e prejuízo.

    • RITA disse:

      Marcos, por que vc nao compra a base já pronta? E so adiciona as propriedades?

  12. Aline disse:

    Eu faço shampoo caseiro e o meu deu ph7 neutro, mas quero baixar um pouco, gostaria de saber a medida correta de acido citrico para diluir em qual quantidade de agua e misturar no shampoo?

    • Fórmulas Grátis disse:

      Aline
      Não tem como eu estipular uma quantidade correta de ácido cítrico, pois depende da quantidade de produto.
      Mas você pode fazer uma solução a 20%, 20 gramas de ácido cítrico e 80 gramas de água e ir adicionando aos poucos até chegar no pH que você deseja para o shampoo caseiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome. & GeekyCube.